PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

SAF, tradição e sonho: Entenda o caminho do Athletic até a conquista da vaga na Série B

Por

Siga no

Fernanda Trindade/ Athletic Club

Compartilhar matéria

O Athletic Club, da cidade de São João del Rei, é o mais novo representante da Série B do Campeonato Brasileiro. O Esquadrão de Aço (apelido da equipe alvinegra), saiu da última divisão do futebol mineiro e, em seis anos, alcançou a segunda divisão nacional.

A trajetória recente da equipe são-joanense começa em 2018, quando o clube voltou a disputar a segunda divisão do Campeonato Mineiro (equivalente à terceira divisão estadual), após 49 anos fora das competições profissionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em seu primeiro ano no retorno ao futebol profissional, o Athletic conquistou o acesso, vencendo o Valeriodoce de Itabira na semifinal da Segunda Divisão. Na final, a equipe de São João del Rei perdeu o título nos pênaltis para o Coimbra.

Em 2019, já no Módulo II (equivalente à segunda divisão) do Campeonato Mineiro, o Athletic ficou de fora da fase final da competição estadual.

Para 2020, o Esquadrão de Aço se reforçou e conseguiu se classificar para a fase final do Módulo II. No quadrangular, conquistou o acesso à primeira divisão estadual após empatar com o Betim, jogando fora de casa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na divisão principal do futebol mineiro, em 2021, o Atlético contratou o atacante uruguaio Loco Abreu, que teve passagens por Grêmio e Botafogo. A contratação deu ao clube repercussão nacional, mas, em campo, o jogador não correspondeu às expectativas e não marcou nenhum gol. O Atlético terminou o Campeonato Mineiro em oitavo lugar, classificando-se para o Troféu Inconfidência, mas foi eliminado nas semifinais pela URT.

Antes do início da temporada de 2022, o Atlético se transformou em SAF. O clube vendeu 49% de suas ações para a empresa V2 Participações, dos empresários Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira. Ainda em 2022, o Atlético contratou o atacante Ricardo Oliveira, em mais uma tentativa de se destacar no mercado. No Campeonato Mineiro, a equipe se classificou para as semifinais, garantindo vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2023. No mata-mata, foi eliminado pelo Cruzeiro.

Ainda em 2022, o Esquadrão de Aço conquistou o título do Interior do Campeonato Mineiro, vencendo a Caldense nos pênaltis.

Em 2023, o clube iniciou a temporada com a contratação de Sassá, ex-atacante do Cruzeiro. Logo no início, o Athletic venceu a Recopa Mineira, disputa entre os vencedores do Troféu Inconfidência e do Interior. No Campeonato Mineiro, avançou até as semifinais, mas foi eliminado pelo Atlético. Na Copa do Brasil, caiu para o Brasiliense, jogando em São João del Rei. Pela Série D do Campeonato Brasileiro, o Athletic conseguiu o acesso à Série C, após terminar a primeira fase com a terceira melhor campanha geral, eliminando Brasiliense, Camboriú e Bahia de Feira no mata-mata.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2024, o Athletic ficou fora das semifinais do Campeonato Mineiro e disputou o Troféu Inconfidência, sagrando-se campeão ao vencer o Pouso Alegre.

Em agosto, o Athletic passou por uma mudança em seu SAF. Um dos principais investidores, Vinícius Diniz, deixou o Conselho de Administração e o controle da Futbraz, que foi vendido a novos investidores. A nova controladora da SAF passou a ser a F&P Gestão Esportiva.

Fábio Mineiro, precursor do projeto do Athletic, assumiu a presidência da SAF, com Pierre Fernandes como sócio. Os valores da negociação não foram divulgados. A nova distribuição acionária é a seguinte, com a troca do controle da Futbraz pela F&P Gestão Esportiva:

  • 59,5% – F&P Gestão Esportiva

  • 21,5% – Tiberis Holding (grupo italiano)

  • 7% – Construtora Felipão

  • 7% – Família Lago de Minas

  • 5% – Club Atlhetic (associação)

O acesso à Série B do Campeonato Brasileiro foi confirmado apenas na última rodada da segunda fase da Série C. Em São João del Rei, o Athletic venceu o Londrina por 2×1, garantindo sua vaga na segunda divisão nacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O clube, que é o terceiro mais antigo de Minas Gerais, atrás apenas de Atlético e Villa Nova, chegou a uma etapa da elite nacional em apenas seis anos.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Resenha da 98 reúne música, futebol e muita festa em sua 17ª edição; veja as fotos

Sorteio da Libertadores: Botafogo pega bolivianos e Bahia encara o O’Higgins na fase preliminar

Dembélé e Bonmatí vencem The Best 2025; Brasil fica fora da seleção do ano

João Fonseca é campeão do ATP 500 da Basileia

João Fonseca busca vaga na final do ATP 500 da Basileia neste sábado

Cemig fecha patrocínio com o Montes Claros Vôlei, clube mineiro que visa elite nacional

Últimas notícias

Corinthians vence o Vasco no Maracanã e fica com o título da Copa do Brasil

Wagner Moura tem 91,34% de chance de vencer o Oscar, aponta ranking

Com o mandato cassado, Eduardo Bolsonaro não pode ter passaporte apátrida, mas pode voltar ao Brasil

Solstício de verão faz deste domingo o dia mais longo do ano

Brasil não assina comunicado sobre Venezuela liderado pela Argentina

Padre Júlio Lancellotti diz que há conspiração contra trabalho da Pastoral de Rua

Ministro Flávio Dino barra projeto que retomaria ‘orçamento secreto’ no Congresso Nacional

‘O possível e o impossível para trazer a Copa. Ajuda nós, Ancelotti’, diz Neymar em evento em São Paulo

Dilma Rousseff receberá indenização de R$ 400 mil por ter sido vítima de perseguição na ditadura