Em alta no Brasil, o beach tennis pode ser uma armadilha para as articulações, mas é possível praticar o esporte com segurança. Olá, eu sou Carla Cheim, jornalista do Papo no Consultório. Metade dos praticantes de beach tennis já teve alguma lesão nas articulações ou nos tendões. O dado de um estudo recente acende o alerta.
O médico do esporte Ariel Miura, professor da pós-graduação em Medicina do Esporte na Ávila Educação Médica, de Belo Horizonte, ressalta: o beach tennis é um esporte e é preciso preparar o corpo antes de iniciar a prática. O médico dá cinco dicas: antes de começar a jogar beach tennis, deve-se buscar uma avaliação médica. Também é preciso fortalecer a musculatura, principalmente de pernas, ombros, abdômen e lombar.
A terceira dica é uma velha conhecida: sempre alongar e aquecer antes do jogo. É importante também aumentar gradualmente o treino e respeitar o descanso. Jogar mais de 10 horas por semana sem descanso pode triplicar o risco de lesões. Por último, deve-se usar equipamentos adequados, atentar para a proteção solar e fazer a hidratação.
O médico Ariel Miura reforça: o acompanhamento profissional reduz riscos e pode melhorar a sua performance no beach tennis.