BH terá sua primeira maratona oficial: evento promete festa, turismo e 42 km de emoção

Siga no

Compartilhar matéria

O organizador da Maratona de BH, Lucas Conduru Davis, falou à 98 News nesta quinta-feira (31/7) sobre a realização da primeira maratona oficial de 42 km na capital mineira. A prova está marcada para o dia 17 de maio de 2026 e promete atrair atletas de várias partes do Brasil e do mundo. O anúncio foi feito na terça-feira (29/7), após uma reunião entre o vereador Álvaro Damião e Lucas, que também é o criador do movimento Bairros BH.

Durante a entrevista, Lucas destacou o impacto turístico e econômico esperado com o evento, lembrando que corredores geralmente viajam acompanhados e permanecem mais de um dia na cidade. “Esperamos um grande fluxo de pessoas vindo do interior, da região metropolitana e até de outros estados para curtir dois dias e meio de festa”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A programação inclui, além da maratona no domingo, uma corrida de 5 km e uma corrida kids no sábado. A largada da maratona ainda não foi oficialmente divulgada, mas a chegada será no Parque Municipal, com o trajeto passando por cinco regionais: Barreiro, Noroeste, Oeste, Centro-Sul e Leste. A ideia é apresentar aos corredores uma nova paisagem de Belo Horizonte, fora do tradicional percurso da orla da Pampulha.

Segundo Lucas, o percurso foi desenhado com foco na acessibilidade e velocidade. “A opção principal tem potencial para ser uma das maratonas mais rápidas do Brasil”, disse. Ele também explicou que, mesmo com a topografia acidentada da cidade, o relevo em declive permitiu a construção de um trajeto rápido e pouco acidentado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A festa começa na sexta-feira com retirada de kits e atrações no Parque Municipal, incluindo stands, gastronomia, espaço de relaxamento e ativações esportivas. No domingo, a cidade será tomada pela maratona, com palcos ao longo do percurso, em uma proposta que remete a um “carnaval em maio”.

A Maratona de BH seguirá os padrões oficiais da Confederação Brasileira e da Confederação Mineira de Atletismo, com categorias para atletas profissionais, amadores e PCDs. A organização promete uma experiência completa, com destaque para a hospitalidade mineira também nos postos de hidratação: “vai ter pão de queijo, rapadura, cafezinho e até coquinha”, garantiu Lucas.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Após dar à luz no trânsito, mãe diz que bebê foi presente para o irmão

Prefeitura de BH promove castração gratuita de mil cães e gatos em agosto

Fogo em lote vago ameaça casas e assusta moradores de BH

Pesquisa da UFMG mapeia perfil comportamental de empreendedores brasileiros

STJ decide que fiança bancária ou seguro garantia podem suspender cobrança de dívida não tributária

Do chão da mina ao hospital: o papel do nióbio na ressonância magnética

Últimas notícias

Multidão avança sobre caminhão com alimentos em meio a tiroteio em Gaza

Consulta criminal para emissão ou renovação de CNH vira lei em Minas

PROMO RELÂMPAGO: Concorra a um par de ingressos para Atlético x Flamengo

Recurso de Dudu é adiado no STJD e atacante desfalca o Galo contra o Flamengo

Flamengo leva vantagem em confrontos contra o Atlético na Copa do Brasil; veja retrospecto

Especial Dia dos Pais: a história do Mercadinho Bicalho contada pela família 

Zezé e Vítor, do Bar do Zezé, são os convidados do Matula 98 no especial de Dia dos Pais

Você já ouviu falar em mineração regenerativa? Itaminas aposta em parceria inédita para mudar o jogo no setor

Desemprego cai ao menor nível desde 2012, início da série histórica