Defesa Civil de Conceição do Pará explica adiamento de exercício simulado em barragem

Siga no

Defesa Civil garante segurança da barragem e confirma simulado em Conceição do Pará (Foto: Reprodução / 98 News)

Compartilhar matéria

Um exercício simulado preventivo, previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens e recomendado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que deveria ter ocorrido em abril, foi adiado para novembro após uma série de questionamentos levantados pela Defesa Civil de Conceição do Pará.

Nesta quinta-feira (26/06), o coordenador municipal de Defesa Civil e secretário de Meio Ambiente de Conceição do Pará, Samuel Martins Lara, explicou, em entrevista ao Deadline da 98 News, os motivos da suspensão e os próximos passos relacionados ao tema.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“No dia 29, realizamos o seminário, que antecede a execução do simulado. Durante o evento, surgiram diversos questionamentos por parte dos órgãos envolvidos na avaliação da barragem e da pilha que se rompeu, além do próprio desastre. O Ministério Público também se posicionou. Naquela data, recomendou a interdição do simulado, alegando falta de informações aprovadas sobre emergência e segurança, especialmente relacionadas à mancha de inundação. O documento com esses dados não havia sido protocolado ou apresentado aos órgãos competentes, como a Defesa Civil, o Ministério Público e outros”, afirmou Samuel.

Ele destacou que, apesar da suspensão temporária, a barragem está segura. “Hoje, a barragem está em nível considerado seguro. Não há risco de rompimento. Contudo, em um simulado de emergência, trabalhamos com um cenário hipotético de rompimento. Existe uma mancha de inundação que indica o percurso que o rejeito seguiria. Essa mancha, porém, se sobrepõe a uma área de possível ruptura da pilha. Essa sobreposição gerou dúvidas quanto à aprovação e à auditoria técnica das manchas. Não recebemos o documento que comprovasse a realização dessa auditoria por uma empresa terceira”, detalhou.

Em contato com a reportagem da 98News, a Jaguar Mining afirmou que a documentação estava em dia e atendendo a todas as recomendações legais, que não houve solicitação prévia de envio de documentos por parte da Defesa Civil de Conceição do Pará e que o protocolo prévio dessa documentação não seria uma exigência legal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O coordenador da Defesa Civil local reforçou que o exercício será realizado. “A informação de interdição dizia respeito ao momento em que o Ministério Público recomendou a suspensão. Desde então, muita coisa avançou. O simulado não permanece suspenso”, finalizou.

Segundo a mineradora, o plano de ação precisou ser refeito por causa dos adiamentos e, por isso, a simulação ficou para o fim do ano.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Digitalização da indústria ganha fôlego com liberação do FAT, analisa Fiemg

IA pode diminuir tempo de análise de licenciamento ambiental em MG

Melhoramentos investe R$ 40 milhões em fábrica de embalagens sustentáveis em Minas

Livro sobre o Morro do Papagaio ganha nova edição e resgata histórias de BH

A insegurança institucional e a infelicidade dos brasileiros

Taxistas de BH denunciam circulação de veículos clandestinos na cidade e cobram fiscalização

Últimas notícias

Oasis homenageia Diogo Jota em show de retorno aos palcos

‘Precisamos de atletas que acrescentem em campo e sejam ativos do clube’, diz Jardim

Lula pressiona Procons para fiscalizar preço de combustíveis

Após 29 dias, greve dos professores de BH chega ao fim

Fluminense na semifinal! Vitória por 2 a 1 coloca clube entre os quatro melhores do mundo

Parque Municipal terá ‘centro de serviços’ com emissão de documentos e consultoria jurídica

Trânsito na Pampulha terá alterações para show de Thiaguinho

Cruzeiro não pode ser campeão da Vitória Cup; entenda o porquê

‘Acusado injustamente’, Gabigol desabafa após decisão favorável do CAS