PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Motorista que recebeu falso positivo em exame toxicológico será indenizado em R$ 15 mil por laboratório

Por

Larissa Reis

Siga no

O motorista fez o exame exigido pela empresa e recebeu um resultado positivo para cocaína (Imagem ilustrativa)

Compartilhar matéria

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a condenação de um laboratório que terá de pagar R$ 15 mil de indenização a um motorista que recebeu um resultado errado em um exame toxicológico.

O caso ocorreu durante um processo seletivo de emprego. O motorista fez o exame exigido pela empresa e recebeu um resultado positivo para cocaína. Com isso, ele foi eliminado da seleção e perdeu a chance de conseguir o trabalho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O motorista, porém, contestou afirmando nunca ter usado drogas. Depois da reprovação, ele fez outro exame em um laboratório diferente, e o novo resultado deu negativo, indicando que o primeiro laudo estava errado.

O resultado inicial foi enviado diretamente ao setor de Recursos Humanos da empresa, o que fez com que ele fosse imediatamente desclassificado e ainda ficasse com uma imagem negativa diante dos recrutadores.

O laboratório se defendeu dizendo que o motorista não pediu uma nova análise do mesmo material e que os exames foram feitos em momentos diferentes, o que poderia mudar o resultado. Também afirmou que o método usado no teste é altamente confiável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O TJMG, porém, não aceitou os argumentos. Os desembargadores entenderam que houve erro do laboratório e que isso trouxe prejuízos claros ao motorista, tanto profissionais quanto pessoais.

Para a Justiça, o erro foi grave porque atingiu diretamente a honra e a reputação do trabalhador, principalmente em um momento decisivo de contratação de emprego. Com isso, a indenização de R$ 15 mil foi mantida.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Motorista morre após caminhão-pipa perder os freios e atingir caminhonete em Congonhas

Incêndio de grandes proporções atinge empresas de artesanato no Sul de Minas

Folha de pagamento do Estado é vendida por R$ 2,18 bi

Golpe do chip: grupo suspeito de clonar linhas e esvaziar contas é alvo da Polícia Civil de Minas

UFMG fica entre as 600 melhores universidades do mundo em ranking internacional

Frio extremo: Minas pode ter temperaturas abaixo de 5°C nesta sexta; Defesa Civil emite alerta

Últimas notícias

Manchester City acerta com técnico campeão mundial para substituir Pep Guardiola

Vacina contra pólio volta a ter reforço aos 4 anos a partir de agosto

Sabrina Sato anuncia gravidez de primeiro filho com Nicolas Prattes

Usuários do metrô de BH enfrentam segunda-feira com lentidão de quase meia hora nas viagens

Veja datas, horários e possíveis rivais do Brasil na próxima fase da Copa do Mundo

O preconceito contra o Colégio Tiradentes também precisa ir para a sala de aula

BH ganha Centro Integrado para população em situação de rua com atendimento jurídico e social

Atriz turca de ‘Coração de Mãe’ é encontrada morta; advogado pede investigação de mordida de macaco

Bola da Copa vai ao espaço em experimento da NASA que ajuda a explicar a ‘física do futebol’