E hoje continuaremos com a nossa jornada COP 30, porém mergulhando em um tema que está no coração do debate climático, a resiliência das nossas cidades.
Você sabia que grande parte das cidades brasileiras apresenta alta vulnerabilidade às mudanças climáticas? É isso mesmo. A crise do clima não é uma ameaça distante. Ela já acontece aqui no nosso território, com enchentes que paralisam a cidade, ilhas de calor e secas prolongadas, a qualidade do ar que sufoca o nosso dia a dia, além de vetores de doenças e deslizamentos de terra.
E o problema é que esses impactos estão cada vez mais frequentes e também intensos e, o mais alarmante, segundo a Confederação Nacional dos Municípios, apenas duas em cada dez cidades se sentem preparadas para lidar com isso. E mais de 85% das cidades sequer possuem algum tipo de plano de adaptação.
Por isso, esse cenário exige uma ação imediata e é sobre isso que iremos falar justamente na COP 30, no coração da conferência, na chamada Blue Zone, com uma iniciativa que pretende se destacar: o Pavilhão das Cidades Resilientes. O objetivo é claro, conectar essa discussão global do clima com a realidade e as soluções práticas que estão sendo implementadas nas nossas cidades.
O pavilhão será essa espécie de um grande hub, um ponto de encontro para o poder público, para a ciência, empresas e a sociedade civil. Isso se organizará em quatro grandes eixos, envolvendo infraestrutura verde, transição energética justa, ciência e financiamento climático e, por último, educação e engajamento. Mas não vamos esperar a COP 30 ter o seu início no dia 10 de novembro.
Já vamos começar desde já a expedição com a agenda de ação e movimento que levará um motor home diretamente de Belo Horizonte até Belém, percorrendo quase 3.000 km. A nossa missão durante essa expedição é aumentar esses impactos da crise climática, mas especialmente trazer soluções de resiliência que já estão sendo criadas, desenvolvidas e implementadas.
A ideia é levar as vozes e as experiências das comunidades locais diretamente para o centro das decisões da COP 30. Portanto, esse é o nosso convite: embarque conosco nesta jornada.