Você já ouviu falar do Michael Burry? O nome pode parecer estranho, mas ele é o cara que deu vida ao filme A Grande Aposta. Lançado em 2015, o longa conta a história de um gestor nos Estados Unidos que, antes de todo mundo, apostou em uma quebradeira geral no sistema bancário e imobiliário americano. O evento ocorreu em 2008 e ficou conhecido como a crise do subprime. Michael Burry ganhou quase 1 bilhão de dólares com essa operação.
O guru de Wall Street agora projeta queda de Palantir e Nvidia, duas das empresas de tecnologia dos Estados Unidos que mais se valorizaram nos últimos tempos. Burry posicionou 66% da sua carteira esperando a queda de Palantir e 13,5% apostando no recuo de Nvidia. No X, ele escreveu: aspas: “Às vezes vemos bolha.” fecha aspas.
Os papéis de Palantir fecharam o dia em queda de 8%, o que representa a maior retração desde o mês de agosto. A Nasdaq, a bolsa tecnológica americana, caiu cerca de 2%.
No Brasil, a quarta-feira é marcada pela decisão de política monetária. A expectativa do mercado é de manutenção da Selic no patamar de 15%, e de um comunicado que não sinalize corte de juros para dezembro.
O Ibovespa terminou a sessão de ontem perto da estabilidade, alta de 0,177%, aos 150.704 pontos.
Agenda do dia, acerte seu relógio:
11h45 da manhã — PMI de serviços nos Estados Unidos, referente a outubro.
Meio-dia — Expectativa para divulgação do relatório JOLTS.
18h30 — Decisão de política monetária aqui no Brasil.
Em relação à temporada de balanços, lá na terra do Tio Sam, destaque para McDonald’s. Aqui no Brasil, Eletrobras, Brava e Seia estão no radar.
