Muitos anúncios de emprego hoje têm como habilidade ou característica a proatividade. Mas você sabe o que é ser proativo? Pois é, existe uma diferença entre ser prestativo e proativo. Ser prestativo é fazer aquilo que lhe é pedido, sem reclamar, de bom grado, e entregar o resultado. Ser proativo é ir além, é fazer um pouco mais, é fazer aquilo, muitas vezes, que não foi pedido.
É interessante porque foi feita uma pesquisa com 48 executivos de recursos humanos para o guia das melhores empresas para começar a carreira, publicado pela Você S/A. Acredito que muitos de vocês conhecem essa revista, e achei muito interessante o que eles trouxeram de informação sobre a questão da proatividade.
Eles falam que pessoas proativas buscam naturalmente novos desafios, procuram respostas diferentes para os problemas e engajam as pessoas. A proatividade está intimamente relacionada ao aumento da produtividade, diz Glaucio Boss, gerente líder da prática de liderança e talento da Rayco Brasil.
Muito interessante essa pesquisa, né? Por quê? Porque a proatividade nos diz muito. A proatividade diz respeito à capacidade de antever a mudança de um contexto, a mudança de um cenário de negócio e de agir, muitas vezes, sem precisar que falem, de entender o que está acontecendo e pensar: “Olha, precisa ser feito.” Então, vou fazer.
Então, não seja somente prestativo, mas seja proativo. Isso vai fazer com que você mantenha a sua empregabilidade.