Normas do transporte escolar em BH estão mais rígidas; veja mudanças

Siga no

Texto atualiza portaria de 2024 (Agência Brasil/Divulgação)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, na última quarta-feira (15/10), uma nova portaria que atualiza o regulamento do transporte escolar na cidade. O texto substitui a norma anterior, de 2024, e traz ajustes pedidos por motoristas e cooperativas, com o objetivo de tornar o serviço mais seguro, claro e eficiente para os usuários.

Entre as principais mudanças estão regras mais rígidas para garantir a proteção física e psicológica dos estudantes e punições mais severas para casos de assédio ou importunação sexual. A partir da nova portaria, alguns casos podem levar à cassação definitiva do registro do condutor e da autorização de operação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A portaria altera ainda as normas de autorização e renovação para quem presta o serviço. A validade continua sendo de cinco anos, mas será necessário apresentar documentação atualizada a cada renovação. A operação segue permitida para pessoas físicas, jurídicas e cooperativas, e o cadastramento de novos operadores volta a ser autorizado, desde que sejam cumpridas as exigências previstas.

Atenção nas datas

Outro ponto importante é a redução do prazo máximo de interrupção da atividade em caso de troca de veículo — de 180 para 90 dias, com possibilidade de prorrogação uma única vez. O novo regulamento também atualiza os critérios para inclusão de veículos no sistema: passam a ser aceitos modelos com até cinco anos de fabricação (para até 20 lugares) e até 12 anos (para os acima de 20).

A vida útil máxima dos veículos foi ampliada de 15 para 16 anos, e a substituição deve ocorrer até 31 de dezembro do ano em que o limite for atingido.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O texto ainda permite, pela primeira vez, o uso de sistemas automáticos de abertura de portas, desde que sigam as normas da ABNT e sejam aprovados pela Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob). Além disso, foram revistos prazos de notificação, etapas de recurso e procedimentos administrativos.

Demandas

De acordo com o gerente de Controle e Vistoria da Frota da Sumob, Rodrigo Pimenta, as mudanças foram construídas em diálogo com o setor. “A revisão busca modernizar as regras, aumentar a segurança e dar mais clareza aos procedimentos, beneficiando tanto os estudantes quanto os transportadores”, afirmou.

Atualmente, o sistema de transporte escolar da capital conta com 2.333 autorizações, das quais 1.602 estão ativas, e 2.529 operadores cadastrados.

Com informações de PBH

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Eventos em BH terão restrições nos dias de aplicação do Enem

Motociclista morre em acidente com ônibus na Zona Sul de BH

Caso Laudemir: Justiça nega nulidade de confissão e marca julgamento de empresário que matou gari

Inovação e negócios no café: Semana Internacional do Café movimenta o agronegócio em BH

Famílias de vítimas se revoltam após absolvição de réus no caso Backer

PM recupera cachorro furtado em bairro de BH; tutora quase foi arrastada ao tentar impedir crime

Últimas notícias

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Nos pênaltis, Atlético vence o Flamengo e se classifica na Copa do Brasil Sub-20

Atlético: destaques com Sampaoli viram desfalque para partida contra o Sport

Cruzeiro perde titular para enfrentar o Fluminense

Atlético está matematicamente livre do rebaixamento? UFMG responde

Senado aprova nova regra de lucros e dividendos: empresas do simples devem pagar a maior parte da conta

Muito quente! 2025 deve bater recorde de calor, diz OMM

Minas Day: Zema destaca liderança de Minas na transição energética

Nem todo verde faz bem: quais plantas dentro de casa podem causar alergia?