Você já percebeu que saber ouvir é tão importante quanto saber falar? Escutar de verdade é uma arte — e não significa ficar calado até o outro terminar. Também não é pensar no que você vai responder enquanto o outro fala. Ouvir de verdade é processar o que está sendo dito, tentar compreender o sentido e se colocar de fato no lugar do outro, ou seja, ter empatia. Às vezes o silêncio também diz muito mais do que as palavras, não é mesmo?
A arte de ouvir exige paciência, tolerância e respeito às diferenças, principalmente no ambiente de trabalho, onde as pessoas e as ideias são divergentes e convivem todos os dias. Em discussões, evite interromper ou impor sua opinião. Busque entender, encontrar pontos em comum e se comunicar com equilíbrio. Olhe nos olhos, mantenha o foco e evite distrações.
A falta de escuta é, muitas vezes, uma das principais causas de conflitos e erros nas empresas e pode, claro, comprometer a sua imagem profissional. Muitos candidatos perdem boas oportunidades, por exemplo, simplesmente por não saberem ouvir.
Então, na sua próxima conversa, pratique a escuta ativa, porque quem ouve realmente com atenção se comunica melhor, inspira confiança e dá um passo enorme rumo à liderança.