PUBLICIDADE

Após queda de mais de 50% no mercado, exportadores de café celebram fim do tarifaço de Trump

Siga no

(Foto: Reprodução / Cecafé)

Compartilhar matéria

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) celebrou o fim do tarifaço de 40% sobre o produto, imposto pelo presidente Donald Trump e revogado nesta quinta-feira (20/11). Avaliação foi feita pelo CEO da entidade, Marcos Matos, que creditou a queda nas sanções a negociações bilaterais entre os dois países.

“Nossos parceiros nos Estados Unidos, torrefadores, a indústria torrefadora, National Coffee Association, fizeram um trabalho forte em Washington, ainda mais direcionado ao Brasil por conta da distorção que aquela ordem executiva [do tarifaço] causou no mercado. E da nossa parte, estivemos novamente com o vice-presidente Geraldo Alckmin, com o ministro Fávaro [da Agropecuária] e em contato permanente com o chanceler Mauro Vieira, ministro Haddad [da Fazenda]”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para o CEO da Cecafé, os prejuízos do tarifaço poderiam ser “bilionários e irrecuperáveis”, caso o tarifaço não fosse suspenso. Matos destaca a força da relação comercial entre os dois países para a reversão do cenário.

“Celebramos os avanços e o sucesso que tem sido essa retomada do diálogo entre Brasil e Estados Unidos, que é signo dos 200 anos de relação comercial. E essa relação entre os dois países foi mencionada nessa alteração [do tarifaço]. O bom relacionamento, a negociação caminha de uma forma positiva”.

Para Matos, o próximo passo é incluir outras fatias do setor cafeeiro, que ficaram de fora da lista de isenções. “Vamos tratar isso internamente com a equipe negociadora para incluir também o café solúvel, que ficou de fora, e também vamos levar esse assunto para os nossos importadores”, destaca.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Queda de até 54% nas vendas

Segundo Marcos Matos, o impacto do tarifaço nas vendas do café foi expressivo, entre os meses de agosto e outubro. “O Brasil vinha com uma queda muito forte em agosto, de 46% de vendas para os Estados Unidos. Em setembro foi 52,8% de queda. Em outubro foi 54,4% de queda”, elenca.

“Os Estados Unidos foram para a terceira posição de maior importador dos cafés do Brasil. E o nosso medo era realmente um cenário de que fosse irreversível, perdendo realmente a participação nos blends e os nossos importadores fazendo contratos de longo prazo com os nossos concorrentes”, completa, afirmando que o fim do tarifaço “traz isonomia ao mercado”.

Corrida contra o tempo

Para o presidente da Cecafé, o momento é de recuperar o atraso. “Tudo o que nós queremos é tratamento igual, para podermos concorrer em pé de igualdade. Nesse momento nós vamos correr contra o tempo para recuperar os espaços e retomar todas as exportações. Vamos reduzir, sim, boa parte dos impactos econômicos que foram causados desde o dia 6 de agosto, quando efetivamente as taxas ações começaram”.

Compartilhar matéria

Siga no

Lucas Rage

Coordenador de jornalismo da Rádio 98 FM. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Fumec. Com passagens pelo Jornal Estado de Minas/Portal Uai, Rock Content e CDL/FM.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Frigoríficos estão “retomando negociações”, diz Sinduscarne sobre fim do tarifaço de Trump

Lula diz que retirada de sobretaxa foi passo na direção certa, mas é preciso ‘avançar ainda mais’

Trump suspende tarifa de 40% sobre carne, café e outros produtos agrícolas do Brasil

Banco Master: investidores buscam FGC após liquidação; como será o ressarcimento?

Governo de Minas divulga data de pagamento do 13º salário dos servidores estaduais

Fictor anuncia compra do Banco Master, de Daniel Vorcaro

Últimas notícias

Black Friday: comerciantes de BH se preparam para a data e traçam estratégias para o fim de ano

“Paralisação do Comam afetaria 28 empreendimentos de BH”, afirma Procurador-Geral do município

Zona Azul da COP30 é reaberta após incêndio

Ele fica? Willian Dubgod abre o jogo sobre renovação no América

Líder do PT solicita ao STF prisão preventiva de Ramagem após suposta fuga a Miami

Matheus Henrique revela cobrança de Jardim em Cruzeiro x Juventude

Cruzeiro tem novo desfalque por suspensão para duelo contra o Corinthians

Jardim afirma que desfalques do Cruzeiro ‘não tiveram impacto’ contra o Juventude: ‘os jogadores não jogaram bem’

VÍDEO: Torcedor do Atlético leva filho ‘de surpresa’ para final da Sul-Americana