No próximo sábado a Cemig vai fazer um simulado de emergência na Usina de Irapé, localizada entre os municípios de Berilo e Grão Mogol, no Norte de Minas.
O exercício tem caráter preventivo, e vai envolver moradores da área que pode ser afetada em caso de rompimento. A ação conta com a participação de vários órgãos como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e as prefeituras locais. A programação começou na última quinta-feira, com palestras em escolas e treinamentos técincos.
Durante a simulação, serão acionados os sistemas de alerta sonoro, e os moradores deverão seguir as rotas de fuga previamente estabelecidas. O objetivo é garantir que todos saibam como agir em uma situação real de emergência. Após o exercício, os órgãos desegurança vão avaliar o desempenho da ação e sugerir melhorias, se necessário.
“Essas ações envolvem a população residente nos municípios de Berilo, Virgem da Lapa, Josenópolis e Grão Mogol. Estamos falando ao todo de 174 pessoas que vão ser tratadas em dois momentos específicos”, explica o gerente de planejamento energético da Cemig, Ivan Carneiro. Segundo ele, as famílias terão um tratamento individualizado, com a definição de 11 pontos de encontro nos municípios. “No sábado, trataremos com a população de outros 13 pontos de encontro, de forma integrada e única, via acionamento das 16 sirenes fixas instaladas nas ZAS (Zonas de Autossalvamento) da Usina de Irapé”, completa.
Sobre a usina de Irapé
Localizada no Rio Jequitinhonha, entre os municípios de Berilo e Grão Mogol, a usina Presidente Juscelino Kubitschek, conhecida como Usina de Irapé, foi concluída em 2006 e é a segunda maior barragem da América Latina, com 208 metros de altura. A estrutura é considerada essencial para o sistema elétrico nacional.
*Com informações da Rede Mais