Ações ordinárias, preferenciais e Units: entenda de vez as diferenças

Siga no

Os detentores de ações ordinárias, eles têm direito a voto dentro da companhia. O papel preferencial, como o nome sugere, dá preferência na hora de receber dividendos. E a Unit é um conjunto de ações ordinárias mais preferenciais (Foto: Agência Brasil).

Compartilhar matéria

Chegou a sexta-feira e com ela a prometida explicação sobre a diferença entre ação ordinária, ação preferencial e Unit. Vamos começar com a ação ordinária. O termo nada tem a ver com a icônica música do grupo É o Tchan, de 1997, que tinha aquela frase lá ‘ordinária’.

Muita contrário, viu? Esse ativo é até bem comportado. Os detentores de ações ordinárias, eles têm direito a voto dentro da companhia. O papel preferencial, como o nome sugere, dá preferência na hora de receber dividendos. E a Unit é um conjunto de ações ordinárias mais preferenciais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As empresas que possuem units, elas decidem essa composição, exemplificando Klabin, empresa do setor de celulose. Ela tem ativos ordinários, ela tem ativos preferenciais, mas o ativo mais demandado pelo mercado da Klabin é a sua unit, representada pelo código KLBN11. A unit da Klabin é composta por uma ação ordinária e quatro preferenciais.

Bom, agora que você já entendeu tudo isso, eu só preciso explicar que as ações ordinárias são identificadas no seu painel de negociação com o número 3 no final do código. A unit, como você viu, termina com o número 11 e as ações preferenciais, em geral, vão terminar com os números 4, 5 ou 6.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E agora eu consigo falar rapidinho porque esse boletim tá longo sobre Banco do Brasil, ação BB AS 3, portanto um papel ordinário, divulgou o seu balanço nesta quinta-feira. O mercado esperava um dado ruim e foi horroroso. Tirem as crianças da sala, queda de 60% no lucro líquido na base anual, o Roy ficou na casa de 8,4%. Enfim, um resultado horroroso.

Agenda do dia, acerte o seu relógio. Hoje é vencimento de opções sobre ações no mercado brasileiro, portanto, atenção. 9:30 da manhã, horário de Brasília, vendas do varejo e produção industrial de julho lá nos Estados Unidos e 4:30 da tarde um encontro, digamos, explosivo. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Se reúne com o presidente da Rússia Vladimir Putin. Tem que estar no radar.

Compartilhar matéria

Siga no

Vinícius Custódio

Jornalista com passagem pelos portais Gazeta Esportiva e Guia dos Curiosos. Atuou como repórter e produtor nas rádios Jovem Pan e CBN. Há cinco anos, ajudou a fundar a TC News, emissora digital especializada na cobertura do mercado financeiro. Responde pela edição executiva do projeto. Apresentador do programa "Almoço de Negócios" e do podcast "Olá, Investidor".

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Síndrome do impostor: quando o sucesso não convence você mesmo

Currículo oculto: a parte invisível da educação que forma quem somos

Tech washing: quando a inovação é só fachada e não transforma de verdade

Brasil fora do mapa da fome: o desafio agora é não voltar

Risco não é incerteza: entenda a diferença que muda decisões no mercado

De rei dinamarquês a tecnologia sem fio: a curiosa história do Bluetooth

Últimas notícias

Gatilhos emocionais: como influenciar com ética e ser ouvido de verdade

Confiança: o alicerce invisível que constrói carreiras de sucesso

Presidente da Câmara envia pedido para cassar Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Quebrando mitos da moda: sua imagem, suas regras

Compras por impulso: como driblar tentações e salvar seu orçamento

Mais Médicos: EUA cancelam vistos de filha e esposa de ministro da Saúde

Presidente da Confederação projeta crescimento e reforça representatividade do mutualismo no Brasil

Hytalo Santos: juiz diz que não há dúvidas de crime de tráfico de pessoas

Justiça rejeita denúncia de corrupção passiva contra Kalil por falta de provas