Hoje é segundona, mas os investidores só pensam nela, a Super Quarta. Esse nome, um tanto quanto heróico, aparece quando a decisão de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos acontece no mesmo dia. É exatamente isso que vai rolar em 17 de setembro. Nos Estados Unidos, expectativa de corte de 25 pontos base.
Por aqui, manutenção da selic em 15% ao ano, mas para cada dia a sua agonia. A gente vai falar muito sobre esse assunto ao longo da semana. Na sexta-feira passada, o Ibovespa terminou a sessão em queda de 0,61% a 142.271 pontos. Futuro da moeda americana caiu 0,81% para o patamar de R$ 5,37. A ponta longa dos contratos de juros futuros fechou.
Destaque para o vencimento de janeiro de 2033. A taxa média anualizada terminou em 13,55% na mínima da sessão, refletindo uma retração de quase cinco pontos base. Fim de semana marcado por muitas declarações. O presidente Lula falou ao jornal The New York Times, disse que quer abrir um diálogo franco com Donald Trump e que está orgulhoso da decisão do Supremo Tribunal Federal, no caso Bolsonaro.
O Papa Leão XIV, assim como o pop dos engenheiros do Havaí, não poupou ninguém e criticou o bônus salarial de Elon Musk, que pode chegar à bagatela de 1 trilhão de dólares. Ele afirmou: abre aspas “Se essa é a única coisa que ainda tem valor, então estamos em apuros”. Fecha aspas. E o chanceler da Romênia classificou como inaceitável um drone russo sobrevoando o espaço aéreo do país.
Olha muita atenção, amigo, amiga do Start. Essa pauta deve marcar discussões importantes ao longo da semana. Agenda do dia, acerte seu relógio. 8:25 da manhã tem Boletim Focus e às 9 horas IBC BR de julho aqui no Brasil. Tem que estar no radar.