Hoje vamos falar sobre fundos imobiliários. Você já imaginou investir em imóveis sem precisar comprar um apartamento ou uma sala comercial?
Os fundos imobiliários, ou FIIs, como são conhecidos, são uma forma de investir em imóveis de maneira coletiva. Você compra cotas de um fundo que é dono de imóveis como shoppings, escritórios, galpões logísticos, entre outros. Em troca, recebe uma parte dos aluguéis ou dos lucros — valor proporcional à quantidade de cotas que possui.
Uma das grandes vantagens é o baixo valor inicial. Com menos de R$ 100, você já consegue investir. Além disso, a maioria dos FIIs distribui rendimentos mensais, que, para pessoas físicas, costumam ser isentos de imposto de renda.
Mas atenção: fundos imobiliários também têm riscos. O valor das cotas pode cair, e os rendimentos podem variar de acordo com a saúde dos imóveis, do mercado, da taxa de vacância e da receita com aluguéis.
Se você busca investir no setor imobiliário de forma acessível e com diversificação, os FIIs podem ser uma excelente opção — mas estude bem antes de começar.
Aqui quem falou foi o professor Alisson Batista, e esse foi mais um episódio da Economia da Vida Real. O dinheiro explicado de um jeito que você entende.