PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Congresso joga a conta no colo do povo

Siga no

Congresso Nacional, liderado pelo Senado de Davi Alcolumbre e pela Câmara de Hugo Motta, protagonizou um espetáculo lamentável de traição às promessas públicas (Foto: Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Compartilhar matéria

Na noite de ontem, o Congresso Nacional, liderado pelo Senado de Davi Alcolumbre e pela Câmara de Hugo Motta, protagonizou um espetáculo lamentável de traição às promessas públicas e aos interesses da população brasileira. Derrubaram vetos do presidente Lula a dispositivos enfiados sorrateiramente no projeto das eólicas em alto-mar.

Jabutis, como se diz em Brasília, aqueles malsinados penduricalhos legislativos que nada têm a ver com o projeto original, mas que carregam bilhões de reais escondidos sob disfarces de tecnicismo e discursos de oportunismo. E o resultado de tudo isso será uma conta de luz que pesará no bolso do brasileiro, algo em torno de 3%. Um presente de grego, embalado em sotaque candango, para as famílias e empresas.

Jabutis sem o charme dos animais que lhes emprestam o nome, mas com o mau cheiro do clientelismo. Custarão até R$ 197 bilhões aos cofres públicos, dinheiro do pagador de impostos, até 2050. Dinheiro que servirá para bancar interesses de grupos específicos do setor elétrico, como a construção de pequenas centrais eólicas no Sul, não por necessidade, mas pela safada conveniência política.

E o pior ainda está por vir. Ainda estão guardados mais dois jabutis, que podem obrigar o governo a contratar térmicas a gás e carvão, fontes de energia suja e cara. Se os vetos a esses também forem derrubados, prepare-se: a conta de luz pode engordar mais 7%. No total, estamos falando de um rombo de R$ 545 bilhões até 2050. Meio trilhão de reais na energia mais poluente, mais ineficiente e menos necessária.

Hipocrisia de um Congresso que grita contra aumento de impostos, que se diz defensor da sociedade contra a voracidade fiscal do Executivo, mas aprova, com a outra mão, um confisco disfarçado no bolso da população, em nome dos lobbies energéticos. Um Robin Hood às avessas: toma dos pobres para dar aos ricos do setor elétrico.

Diante desse teatro de interesses, resta-nos denunciar e pressionar. Não há jabuti que resista à luz da verdade, desde que ela não esteja sendo apagada pelos próprios legisladores.

Compartilhar matéria

Siga no

Paulo Leite

Sociólogo e jornalista. Colunista dos programas Central 98 e 98 Talks. Apresentador do programa Café com Leite.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Viaduto parado, trânsito travado e fiscalização desaparecida

O cacoete autoritário da Justiça Eleitoral

Vorcaro, Silveira, Ciro e a delação que ainda tem que virar prova

Cleitinho, Republicanos e uma pré-campanha com problemas

Caso Lucas Ganem: o mandato sob suspeita e a vergonha da legislação eleitoral brasileira

Glifosato: A morte mora ao lado?

Últimas notícias

BH tem sábado de trânsito intenso com estreia do Brasil na Copa, corrida e mais de 240 eventos

Motociclista morre em acidente na BR-381, em Nova Era

Trump anuncia morte de líder do Tren de Aragua em operação na Venezuela

Neto de vovô Anésio rebate críticas após morte do influenciador: ‘Tentaram nos destruir’

Nunes Marques rejeita pedido para barrar filme sobre Bolsonaro durante eleições

A pátria de chuteiras virou negócio de chuteiras

Previsão do tempo para Belo Horizonte neste fim de semana (13 e 14 de junho)

Copa do Mundo: Brasil estreia hoje contra Marrocos em primeiro teste de Ancelotti

Sessão gratuita de “Medusa” marca reta final da mostra ‘Mulheres Mágicas’ em BH