PUBLICIDADE

Lady Gaga inspirou Mercedes a lançar um carro totalmente inspirado nela… e deu certo!

Siga no

O designer demorou oito meses para evoluir de desenho até à realidade (foto: divulgação / Smart)

Compartilhar matéria

Lady Gaga, que levou 2 milhões de pessoas para a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em um show inédito, já inspirou a Mercedes em um modelo que foi lançado em 2013.

Na época, a marca Smart era de propriedade integral da Mercedes-Benz (hoje ela divide a propriedade com a chinesa Geely, dona de 50% da Smart) e surgiu a ideia de convidar o estilsta pessoal de Gaga, Jeremy Scott para desenhar um automóvel de passeio inspirado na cantora.

O desafio previa que o Smart for two fosse apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Los Angeles, naquele ano. A tarefa pareceu super fácil para ele, que também já trabalhou para Madona e Rihana.

O designer demorou oito meses para evoluir de desenho até à realidade. Scott desenvolveu o projeto e o enviou para o centro de design da Mercedes, na Califórnia, que terminou o trabalho. A obra de arte conta com um par de asas que segundo o estilista, representa um ponto de liberdade no tumulltuado trânsito das grande cidades. Cada asa é feita de fibra de vidro transparente e emite uma luz vermelha. O resto do carro é pintado em branco com detalhes cromados, inclusive por dentro. O interior é revestido com couro tipo nappa branco no painel de instrumentos, bancos e portas.

O conceito fez tanto sucesso no Salão de Los Angeles, que a Mercedes o levou também para outros salões mundo afora, como os de Nova York e Xangai, alguns com direito a aparição surpresa de Lady Gaga no estande. Ao mesmo tempo, a Mercedes fazia pesquisas com clientes da marca sobre o excêntrico veículo. Se o resultado final do modelo agradou Gaga, para o público não seria diferente e no ano seguinte, o Smart forjeremy (em homenagem ao estilista) já estava à venda nas concessionárias da marca nos Estados Unidos, China e em alguns mercados europeus, com preços de USD 34 mil (Estados Unidos) e EUR 45 mil (Europa).

Ele foi vendido como uma edição especial do pequeno fortwo, um carro paga dois ocupantes apenas. Essa versão vinha com motor elétrico combinado a um a combustão, que chega aos 75 cv de potência e autonomia de rodar até 145 km após cada recarga das baterias no modo elétrico.

As poucas unidades enviadas para as concessionárias Smart naquela época foram rapidamente vendidas e hoje estão nas mãos de colecionadores, sendo absolutamente raro ver um circulando pelas ruas hoje em dia.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcello Oliveira

Jornalista automotivo, com passagens pelo Portal Vrum, programa Vrum e revista Quatro Rodas

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Paulo Leite: A prisão de Jair Bolsonaro e o país que volta ao espelho

Como a COP 30 foi percebida pela população?

Bateu o nariz? Fique atento aos sinais

O que o federalismo realmente representa

A liminar que parou Belo Horizonte

COP30 em Belém: entre o orgulho e o óbvio que ninguém quis admitir

Últimas notícias

PL aposta em discurso de intolerância religiosa na prisão de Bolsonaro e pressiona por anistia

Devolução do Pix em caso de golpe: como vai funcionar?

América pode anunciar o primeiro reforço para 2026; Saiba mais

Gracyovos: Gracyanne Barbosa lança marca de ‘ovos de luxo’

Motorista perde controle de ônibus após discutir com passageiros e bate em muro no Maria Goretti

Atenção redobrada! BH tem alerta de chuva com raios e rajadas de vento para as próximas horas

Seleção sub-17 é eliminada da Copa com crias de times mineiros

Angra ‘deixa no ar’ que Alírio Netto será o substituto de Lione como vocalista oficial da banda

Cursinho popular da UFMG recebe inscrições para turmas de preparação para Enem e colégios técnicos