Lady Gaga inspirou Mercedes a lançar um carro totalmente inspirado nela… e deu certo!

Siga no

O designer demorou oito meses para evoluir de desenho até à realidade (foto: divulgação / Smart)

Compartilhar matéria

Lady Gaga, que levou 2 milhões de pessoas para a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em um show inédito, já inspirou a Mercedes em um modelo que foi lançado em 2013.

Na época, a marca Smart era de propriedade integral da Mercedes-Benz (hoje ela divide a propriedade com a chinesa Geely, dona de 50% da Smart) e surgiu a ideia de convidar o estilsta pessoal de Gaga, Jeremy Scott para desenhar um automóvel de passeio inspirado na cantora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O desafio previa que o Smart for two fosse apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Los Angeles, naquele ano. A tarefa pareceu super fácil para ele, que também já trabalhou para Madona e Rihana.

O designer demorou oito meses para evoluir de desenho até à realidade. Scott desenvolveu o projeto e o enviou para o centro de design da Mercedes, na Califórnia, que terminou o trabalho. A obra de arte conta com um par de asas que segundo o estilista, representa um ponto de liberdade no tumulltuado trânsito das grande cidades. Cada asa é feita de fibra de vidro transparente e emite uma luz vermelha. O resto do carro é pintado em branco com detalhes cromados, inclusive por dentro. O interior é revestido com couro tipo nappa branco no painel de instrumentos, bancos e portas.

O conceito fez tanto sucesso no Salão de Los Angeles, que a Mercedes o levou também para outros salões mundo afora, como os de Nova York e Xangai, alguns com direito a aparição surpresa de Lady Gaga no estande. Ao mesmo tempo, a Mercedes fazia pesquisas com clientes da marca sobre o excêntrico veículo. Se o resultado final do modelo agradou Gaga, para o público não seria diferente e no ano seguinte, o Smart forjeremy (em homenagem ao estilista) já estava à venda nas concessionárias da marca nos Estados Unidos, China e em alguns mercados europeus, com preços de USD 34 mil (Estados Unidos) e EUR 45 mil (Europa).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ele foi vendido como uma edição especial do pequeno fortwo, um carro paga dois ocupantes apenas. Essa versão vinha com motor elétrico combinado a um a combustão, que chega aos 75 cv de potência e autonomia de rodar até 145 km após cada recarga das baterias no modo elétrico.

As poucas unidades enviadas para as concessionárias Smart naquela época foram rapidamente vendidas e hoje estão nas mãos de colecionadores, sendo absolutamente raro ver um circulando pelas ruas hoje em dia.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcello Oliveira

Jornalista automotivo, com passagens pelo Portal Vrum, programa Vrum e revista Quatro Rodas

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Slow fashion: o futuro da moda sustentável já começou

Comprar ou alugar: qual a melhor escolha em 2025?

LinkedIn: sua vitrine profissional online

Produtividade não é correr mais, é equilibrar movimento, reflexão e descanso

Imóveis: o segredo silencioso das maiores fortunas do mundo

Conteúdo nacional em telecom: incentivo ou risco para a inovação?

Últimas notícias

‘P*to e decepcionado’: Vitor Hugo revela frustração após empate entre Atlético e Bolívar

Cuello, do Atlético, sofre grave lesão durante partida contra o Bolívar na Sul-Americana

Hugo Motta pauta requerimento de urgência para projeto da anistia na Câmara

Entrave ao crescimento econômico: CDL/BH e Fiemg criticam manutenção da Selic em 15%

Atlético abre 2 a 0, mas cede empate ao Bolívar-BOL pela Sul-Americana

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Atlético suspende torcedor que invadiu gramado da Arena MRV para tirar foto com Neymar

Governo de Minas exonera servidores da Feam por envolvimento em esquema de corrupção

Boa fase do Cruzeiro embala churrasco do elenco na Toca da Raposa