Siga no

Existe uma correlação bastante singela e poderosa quando falamos de liberdade econômica e de PIB per capita (Vosmar Rosa/MPOR)

Existe uma correlação bastante singela e poderosa quando falamos de liberdade econômica e de PIB per capita (Vosmar Rosa/MPOR)

Compartilhar matéria

No Visão Macro de hoje, vamos falar um pouco mais da importância de leis como a da liberdade econômica, ou melhor, na real imposição da liberdade econômica: menos burocracia, mais direito à propriedade garantido e, de fato, melhora na ambientação dos negócios. Isso é tão relevante quando falamos da qualidade do crescimento econômico.

Existe uma correlação bastante singela e poderosa quando falamos de liberdade econômica e de PIB per capita. Ou seja, países com mais liberdade econômica, de maneira não curiosa, de não coincidência, necessariamente têm PIB per capita mais alto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso, obviamente, tem muito a ver com a capacidade de geração de empregos, com a capacidade de retroalimentação da renda disponível via ciclo positivo de demanda, produção e renda ao longo do tempo. Muito embora, uma discussão bastante relevante que tenhamos é que talvez olhar para o PIB per capita não seja mais a melhor ótica, e sim olhar para o PIB por trabalhador.

Ou seja, expurgamos a volatilidade do crescimento econômico ao longo do tempo, olhando de fato para a produtividade do trabalhador na construção do crescimento e não para uma base mais ampla da força de trabalho. Isso é particularmente importante para analisar dados com maior certeza e menos problemáticas, inclusive ideológicas, quando olhamos para países como o Brasil, por exemplo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Não obstante, o país não tem uma boa colocação no ranking de liberdade econômica e, não obstante também, infelizmente, paramos no tempo no crescimento do nosso PIB per capita. Nesse caso, PIB por trabalhador, pior ainda.

Compartilhar matéria

Siga no

Gustavo Andrade

Mestre em Economia pela UFMG (ênfase em microeconometria e finanças), com extensão pela London School of Economics. É docente em Economia e Finanças em faculdades renomadas, além de ter atuado ativamente como gestor e estrategista de portfólios desde 2013. Atualmente, além da docência em magistério superior, também atua como gestor de risco da Virtus Nexus Asset Management.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Operações Urbanas: criatividade e sustentabilidade no planejamento das cidades

O poder do silêncio na comunicação corporativa

IA generativa deve impactar 40% dos empregos até 2035, aponta PwC

Juros altos, desemprego baixo: a nova equação da economia brasileira?

Moraes critica uso da Lei Magnitsky e diz que tribunais podem punir bancos no Brasil

Lei da “adultização” pode virar lei da censura

Últimas notícias

Brent Hinds, ex-Mastodon, morre aos 51 anos em acidente de moto

VÍDEO: Torcida do Godoy Cruz faz foguetório em hotel do Atlético antes de partida da Sula

Camisas de futebol históricas viram tesouro em BH: ‘Quanto mais antiga, mais valorizada’

Time árabe quer a contratação do técnico Leonardo Jardim, afirma jornal português

Fumaça em apartamento faz prédio ser evacuado na Savassi, em BH

Defesa Civil de Mendoza emite alerta para rajadas de vento antes de Godoy Cruz x Atlético pela Sula

Garotinha viraliza com festa de ‘rato pelado’: ‘Não faz distinção de bicho algum’

Torcida de clube colombiano protesta e atira sapatos no gramado após derrota

Filho que mata a mãe pode perder herança? Caso da professora assassinada em BH levanta debate sobre herdeiro indigno