No Visão Macro de hoje, vamos falar um pouco mais da importância de leis como a da liberdade econômica, ou melhor, na real imposição da liberdade econômica: menos burocracia, mais direito à propriedade garantido e, de fato, melhora na ambientação dos negócios. Isso é tão relevante quando falamos da qualidade do crescimento econômico.
Existe uma correlação bastante singela e poderosa quando falamos de liberdade econômica e de PIB per capita. Ou seja, países com mais liberdade econômica, de maneira não curiosa, de não coincidência, necessariamente têm PIB per capita mais alto.
Isso, obviamente, tem muito a ver com a capacidade de geração de empregos, com a capacidade de retroalimentação da renda disponível via ciclo positivo de demanda, produção e renda ao longo do tempo. Muito embora, uma discussão bastante relevante que tenhamos é que talvez olhar para o PIB per capita não seja mais a melhor ótica, e sim olhar para o PIB por trabalhador.
Ou seja, expurgamos a volatilidade do crescimento econômico ao longo do tempo, olhando de fato para a produtividade do trabalhador na construção do crescimento e não para uma base mais ampla da força de trabalho. Isso é particularmente importante para analisar dados com maior certeza e menos problemáticas, inclusive ideológicas, quando olhamos para países como o Brasil, por exemplo.
Não obstante, o país não tem uma boa colocação no ranking de liberdade econômica e, não obstante também, infelizmente, paramos no tempo no crescimento do nosso PIB per capita. Nesse caso, PIB por trabalhador, pior ainda.