PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para Kassab, Tarcísio é o ‘único nome’ da centro-direita

Siga no

Foto: Marco Galvão / Alesp

Compartilhar matéria

Gilberto Kassab, presidente do PSD, solta a frase que causa agitação nos bastidores: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), poderia ser o único nome da centro‑direita nas eleições presidenciais de 2026, desde que o tabuleiro político pinte um quadro favorável e haja um chamamento robusto de lideranças políticas, empresariais e organizações da sociedade Brasil afora 

Kassab aponta para cenários que favoreçam a transição de Tarcísio da reeleição ao Planalto, mas a moldura política é uma aquarela ainda úmida, nebulosa, e cheia de contornos incertos.

Enquanto isso, nomes como Ratinho Jr. (PR), e Eduardo Leite (RS) aparecem como cartas na manga do PSD, prontas para jogar caso o xadrez exija alternância ou equilíbrio.

O difícil consenso

A ideia de “único nome” oculta a complexa tapeçaria da política brasileira. A centro-direita não é monolítica, é mais um misto de alianças, tendências, interesses regionais e apoios empresariais, culturais e midiáticos. Chamar Tarcísio de “único nome” é atraente de escrever, mas rasteja sobre terreno movediço.

Nas redes sociais circulam críticas ferinas, com comentários como “Tarcísio é extrema‑direita, um bolsonarista ferrenho”. Isso escancara a polarização e lembra que o eleitorado conservador está longe de um consenso sobre quem representa seu melhor projeto

Os sinais dados por Jair Bolsonaro dando conta que, por enquanto, ele ainda tem esperanças de elegibilidade, e que, caso isso não aconteça, um nome da família seria o melhor caminho, deixa o caminho das alianças aberto para o governador de São Paulo e dá esperanças para Kassab.

Tarcísio tem alta popularidade em São Paulo. Isso colabora para sua viabilidade, mas acende também uma questão: São Paulo tem o segundo maior orçamento público da América Latina, Tarcísio tem a possibilidade de uma reeleição tranquila. Porém, em política existe sempre o senso de oportunidade, e ao que tudo indica essa seria a grande chance do governador.

Por outro lado, o PSD é um partido com DNA “pega‑tudo”, capaz de transitar entre esferas ideológicas e práticos interesses regionais e nacionais, além de ser o partido com o melhor desempenho nas últimas eleições municipais. A hipótese de composição com Leite ou Ratinho mostra que Kassab não descarta alternativas, apenas sinaliza um favoritismo estratégico.

Ainda não há formalização de pré-candidatura nem base sólida; é um jogo de cena, ensaios, sondagens,e muita retórica política. O “único nome da centro-direita”? É como dizer que um rio ainda nascente já carrega o peso do mar. Tarcísio é protagonista em ascensão, mas o palco político de 2026 tem eco, distrações e atores que podem sussurrar mais alto. Kassab planta a semente, mas quem cultivará e fará brotar a candidatura, ou optará por outro crescer, ainda é mistério guardado por convenções, pesquisas e cálculos friamente políticos.

Compartilhar matéria

Siga no

Paulo Leite

Sociólogo e jornalista. Colunista dos programas Central 98 e 98 Talks. Apresentador do programa Café com Leite.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Vetos derrubados do Propag são oxigênio para a dívida de Minas

Dividendos passam a serem tributados: quais ajustes fazer ainda em 2025

Excepcionalismo e justiça energética

No mês da COP, Congresso derruba vetos de Lula a Lei Ambiental

BH. “A cidade que transformou a miséria em paisagem”

Dubai, a Meca do turismo contemporâneo

Últimas notícias

Para seguir vivo pelo G-8, Atlético precisa quebrar tabu de vitórias fora de casa contra o Fortaleza

Cruzeiro confirma retorno de Fagner contra o Ceará

Aneel anuncia que dezembro terá bandeira tarifária amarela

Carlos Bolsonaro lista doenças do pai após PGR apoiar prisão domiciliar de Augusto Heleno

Alckmin diz que negociação com EUA não acabou e cita café solúvel, uva, máquinas e motores

‘Se for o Macaco Tião contra Lula eu prefiro o Macaco Tião’, diz Eduardo sobre apoiar Tarcísio

Propag: derrubada de vetos pelo Congresso traz novo ‘componente de facilidade’, avalia secretário

Atlético observa time de Kelly Key e contrata jovem para as categorias de base

Especialistas classificam uso crescente de zolpidem como problema de saúde pública