Take de uma pessoa produzindo conteúdo pra internet
Muita gente tem tomado decisões ou se inspirado na opinião de quem sequer lê, estuda ou se aprofunda. Influência sem repertório ocupa muito espaço (Foto: Reprodução/Freepik).

Muita gente tem tomado decisões ou se inspirado na opinião de quem sequer lê, estuda ou se aprofunda. Influência sem repertório ocupa muito espaço (Foto: Reprodução/Freepik).

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Vivemos a era da influência. Todo mundo quer ser ouvido, seguido e aclamado, mas a pergunta que pouco se faz é: por que você está ouvindo quem você ouve? Quem é realmente criador de conteúdo? Ele cria o quê, exatamente? Muita gente tem tomado decisões ou se inspirado na opinião de quem sequer lê, estuda ou se aprofunda. Influência sem repertório ocupa muito espaço.

Não é só ganhar curtidas ou gerar entretenimento, é sustentar ideias, provocar reflexões que ampliem, que não manipulem, mas sim eduquem. É preciso se perguntar: essa pessoa tem algo a me ensinar? Ela tem argumento? Criador de conteúdo não é quem posta todo dia, é quem entrega algo que te faz pensar, que te incomoda positivamente. Ali existe repertório, leitura, curiosidade, embasamento e responsabilidade ética.

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A verdadeira influência está na mudança que sua presença provoca, na capacidade de mover ideias, comportamentos e decisões mesmo quando você não está na sala. É quando citam seu nome numa reunião para a qual você nem foi convidado. É quando sua opinião pesa mesmo sem levantar a voz. É o valor que as pessoas enxergam em você por meio de uma linguagem alinhada ao que você faz, representa e entrega. Aqui entra a comunicação. Ninguém valoriza o que não entende.

Nem segue quem não confia. E ninguém confia em quem não se expressa com segurança e autenticidade. A influência começa antes da fala, no olhar, na postura, na escuta, no gesto, e se consolida na narrativa. No jeito como você conta sua história, apresenta seus argumentos ou conduz uma negociação. É intangível, mas perceptível; silenciosa, mas poderosa. Influência não se compra, se conquista.

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O mundo já tem barulho demais. O que falta é gente com voz.

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Christiane Rocha e Silva

Doutora em Administração com ênfase em Marketing, mestre em Gestão Estratégica de Organizações e especialista em Gestão de Pessoas. Graduada em Jornalismo, Relações Públicas, Administração e Letras. Atuou nas rádios Inconfidência e Guarani e chefiou a Assessoria de Comunicação da Ceasa Minas. Com mais de 30 anos de experiência em Comunicação e Gestão, é professora, consultora e especialista em oratória, marketing e produção de conteúdo estratégico.

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