Siga no

Lista das maiores mineradoras
Vale e Anglo American também figuram entre os líderes mundiais, com destaque para seus portfólios diversificados e presença em múltiplos continentes (Mining Visuals/Divulgação)

Vale e Anglo American também figuram entre os líderes mundiais, com destaque para seus portfólios diversificados e presença em múltiplos continentes (Mining Visuals/Divulgação)

Compartilhar matéria

Você sabe quais são as maiores mineradoras do mundo em termos de receita? Um novo ranking de 2025, publicado pelo site Mining Visuals, traz dados atualizados que revelam o poder financeiro das gigantes do setor.

Pois é: BHP e Rio Tinto lideram a lista. A BHP, com receitas de 56 bilhões de dólares, e a Rio Tinto, com 54 bilhões de dólares, se destacam pela eficiência operacional e pelos benefícios de commodities de alta margem, como o minério de ferro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outros nomes como Vale e Anglo American também figuram entre os líderes mundiais, com destaque para seus portfólios diversificados e presença em múltiplos continentes.

O ranking mostra ainda como a produção de carvão, cobre, minério de ferro e metais críticos segue sendo um dos grandes motores de receita dessas empresas, especialmente diante da crescente demanda impulsionada pela transição energética e por cadeias de suprimento globalizadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Mining Visuals/Divulgação

Agora, uma comparação interessante: as 16 maiores empresas de mineração geraram, juntas, 678 bilhões de dólares em receita. Em contraste, as três maiores empresas de tecnologia, as Big Tech, geraram 1,4 trilhão de dólares em receita no mesmo ano. A margem de lucro das mineradoras é menor devido aos altos custos operacionais e à volatilidade dos mercados.

Mesmo assim, as principais mineradoras estão gerando receitas massivas e convertendo uma parte significativa em ganhos, permitindo novos projetos e retorno de capital aos acionistas.

Mais do que números, esse levantamento revela o impacto estratégico que o setor mineral tem sobre a economia e sobre políticas de segurança energética, industrial e também ambiental.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vale a pena acompanhar de perto esses movimentos. Afinal, as maiores mineradoras não apenas produzem recursos, elas também moldam o futuro.

Compartilhar matéria

Siga no

Leonardo Gandara

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Legislação e Regulação Ambiental (Ecobusiness School), MBA em Direito da Energia (FGV Rio) e Mestre em Direito Público (PUC Minas). Advogado, Gerente Jurídico da Equinox Gold, atua na indústria da mineração há mais de 20 anos, além de processos de reparação de desastres; professor em cursos de pós-graduação e autor de artigos científicos.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Liderança que transforma: cultura forte e preparo para unir gerações no trabalho

Deputado Lucas Lasmar critica gestão da saúde em Minas

Brasil retoma investimentos em energia hidrelétrica, fonte limpa e renovável

Mobilidade elétrica: por que ônibus elétricos podem mudar nossas cidades

Jaguar Mining prepara retorno da mina Turmalina após acidente em 2024

‘Desculpa qualquer coisa’ não é desculpa de verdade

Últimas notícias

Atlético x Cruzeiro: confrontos pela Copa do Brasil terão esquema de segurança reforçado, garante PM

Condenados pelo incêndio da boate Kiss têm pena reduzida

Clássico decisivo: saiba onde assistir Atlético x Cruzeiro pela Copa do Brasil

Estrada Cênica e queijo do Serro: Anglo American aposta em turismo para diversificar economia no Espinhaço

Matheus Pereira x Gustavo Scarpa: camisas 10 e ‘garçons’ de Cruzeiro e Atlético

América anuncia saída do atacante Renato Marques

Anvisa proíbe versões manipuladas da semaglutida, usada no Ozempic

A pedido da PF, Moraes determina reforço no policiamento na casa de Bolsonaro

Força máxima e possível estreia: como Leonardo Jardim deve escalar o Cruzeiro para o clássico