Ranking 2025 revela as maiores mineradoras do mundo em receita; confira lista completa

Siga no

Vale e Anglo American também figuram entre os líderes mundiais, com destaque para seus portfólios diversificados e presença em múltiplos continentes (Mining Visuals/Divulgação)

Compartilhar matéria

Você sabe quais são as maiores mineradoras do mundo em termos de receita? Um novo ranking de 2025, publicado pelo site Mining Visuals, traz dados atualizados que revelam o poder financeiro das gigantes do setor.

Pois é: BHP e Rio Tinto lideram a lista. A BHP, com receitas de 56 bilhões de dólares, e a Rio Tinto, com 54 bilhões de dólares, se destacam pela eficiência operacional e pelos benefícios de commodities de alta margem, como o minério de ferro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outros nomes como Vale e Anglo American também figuram entre os líderes mundiais, com destaque para seus portfólios diversificados e presença em múltiplos continentes.

O ranking mostra ainda como a produção de carvão, cobre, minério de ferro e metais críticos segue sendo um dos grandes motores de receita dessas empresas, especialmente diante da crescente demanda impulsionada pela transição energética e por cadeias de suprimento globalizadas.

Mining Visuals/Divulgação

Agora, uma comparação interessante: as 16 maiores empresas de mineração geraram, juntas, 678 bilhões de dólares em receita. Em contraste, as três maiores empresas de tecnologia, as Big Tech, geraram 1,4 trilhão de dólares em receita no mesmo ano. A margem de lucro das mineradoras é menor devido aos altos custos operacionais e à volatilidade dos mercados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mesmo assim, as principais mineradoras estão gerando receitas massivas e convertendo uma parte significativa em ganhos, permitindo novos projetos e retorno de capital aos acionistas.

Mais do que números, esse levantamento revela o impacto estratégico que o setor mineral tem sobre a economia e sobre políticas de segurança energética, industrial e também ambiental.

Vale a pena acompanhar de perto esses movimentos. Afinal, as maiores mineradoras não apenas produzem recursos, elas também moldam o futuro.

Compartilhar matéria

Siga no

Leonardo Gandara

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Legislação e Regulação Ambiental (Ecobusiness School), MBA em Direito da Energia (FGV Rio) e Mestre em Direito Público (PUC Minas). Advogado, Gerente Jurídico da Equinox Gold, atua na indústria da mineração há mais de 20 anos, além de processos de reparação de desastres; professor em cursos de pós-graduação e autor de artigos científicos.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Cartilhas do MP orientam cidades mineiras sobre acessibilidade e inclusão

Você sabe como seu time realmente funciona? O mapeamento comportamental pode ajudar

Primeira impressão: o que a sua imagem revela antes mesmo de você dizer uma palavra?

‘Belo Horizonte ficou parada no tempo, mas estamos virando essa página’, diz prefeito Álvaro Damião

Retrofit avança em BH: prédio histórico no Centro será transformado em moradia

O futuro do trabalho: e se o CEO fosse a única pessoa da empresa?

Últimas notícias

Teletrabalho integral para servidoras lactantes do estado é regulamentado; veja condições

Hulk vê atraso salarial como ‘situação delicada’ e espera solução rápida do Atlético

Chelsea ‘dá troco’ no Flamengo após se classificar para a final do Mundial de Clubes

Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti é condenado à prisão por fraude fiscal

Brumadinho recebe festival gratuito com teatro, circo e rodas de samba

BH terá novo Cras no Cabana; obra de R$ 1,2 milhão deve atender até 6 mil famílias

O legado mais poderoso de Papa Francisco

Como criar metas financeiras que você realmente vai cumprir

Quase 60 milhões de brasileiros vivem com menos de R$ 665 por mês