Você conhece os principais réveillons do mundo?

Siga no

Fogos de artifício (Foto: freepik.com)

Compartilhar matéria

A palavra réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa “acordar” ou “recomeçar”. Assim, réveillon significa o despertar do novo ano. Para muitas pessoas esse momento tem um significado muito importante por ser o início de um novo ciclo, um novo momento ou uma nova fase. Existem aqueles que acreditam que é preciso começar o novo ano com o pé direito.

Qual o primeiro réveillon do mundo?

Kiritimati (Ilha no Pacífico), Samoa (país na Oceania) e Tonga (reino polinésio com mais de 170 ilhas do Pacífico Sul) são os primeiros países a comemorar o Ano Novo, devido ao fuso horário de 14 horas à frente da hora universal. Em relação ao Brasil, esse fuso horário corresponde a 17 horas em relação a hora oficial de Brasília. Na prática, Sydney, na Austrália, é considerado como sendo o primeiro grande réveillon do planeta. O show pirotécnico em Sydney Harbour deixa os famosos pontos turísticos da cidade, como a Sydney Opera House e Sydney Harbour Bridge, ainda mais espetaculares.

Quais os mais famosos réveillons do mundo?

Rio de Janeiro, Brasil
O Réveillon da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro é considerado para muitos, o melhor réveillon do planeta. Conhecido internacionalmente pela sua grandiosidade e energia contagiante, a queima de fogos é um espetáculo com duração de 12 minutos na Praia de Copacabana. Vale destacar que ainda são montados 13 palcos espalhados pela cidade com programação musical variada, sendo que nessa edição a novidade será um palco dedicado exclusivamente a música gospel. O Rio de Janeiro recebe turistas de todo o mundo para participar do réveillon e na capital carioca também acontecem festas privadas em locais turísticos, hotéis e nas coberturas e/ou rooftops dos edifícios mais simbólicos, como o Copacabana Palace e Fasano, e nos navios de cruzeiro, que ficam próximos à orla na noite da virada.
Nova York, Estados Unidos
Uma das mais impactantes e emocionantes festas de Réveillon do mundo acontece na Big Apple, mais precisamente no coração de Nova York: na Times Square. Em um dos prédios mais altos da cidade, uma multidão se aglomera para acompanhar a tradicional descida da New Year’s Eve Ball, popularmente conhecida como a “bola gigante”. Depois da contagem regressiva da chegada do novo ano, no momento exato da virada do ano, a bola estoura e começa uma enorme chuva de papéis coloridos com fogos de artifício. 

Quais outros réveillons merecem destaque?

Dubai, Emirados Árabes Unidos: O réveillon é realizado no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, que conta com uma cascata coreografada de fogos de artifício, que saem pelos 828 metros de altura e 163 andares da torre. 

Londres, Inglaterra: O réveillon em Londres é um dos mais incríveis do mundo. As celebrações ocorrem nas proximidades do Palácio de Westminster e na London Eye, tradicionais atrativos turísticos da capital. O destaque é a contagem regressiva do Big Ben, o relógio mais famoso do planeta e a London Eye, roda gigante com mais de 130 metros de altura, de onde é realizado um show pirotécnico com fogos de artifício. 

Quer saber mais sobre viagens e dicas de roteiros? É só seguir e maratonar o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!

Compartilhar matéria

Siga no

Cristiano Lopes

Turismólogo e jornalista. Colunista de turismo da Rede 98. Apresentador do #SeLigaNaTrip no Central 98 - I edição. Atua no mercado turístico há mais de 30 anos. Palestrante de motivação, vendas, empreendedorismo e turismo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Lula e sua sinfonia desafinada no Congresso

COP 30 já tem mascote e é um defensor da floresta; saiba quem é ele

Fique atento: UPA Venda Nova está de endereço novo

O promotor que parou no tempo e num viaduto dos anos 70

Concorra a ingressos para o Prime Rock BH 2025 com a 98

Boa Esperança: o destino mineiro que une tradição e adrenalina

Últimas notícias

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor desde 19 de agosto

Mineiros já pagaram mais de R$ 140 bilhões em impostos; BH lidera a lista

Empresas esperam contratar mais, mesmo com queda no índice de confiança

João Fonseca crava outra vitória em Wimbledon e avança à 3ª rodada

Cultura Inglesa MG foca em inovação e transformação digital em parceria com a Guidance

Ataque hacker desvia recursos de contas de reservas no Banco Central

Cássio fala sobre depressão e recuperação no Cruzeiro

Cruzeiro no radar mundial? Gabigol projeta clube no Mundial de Clubes

Greve é mantida após audiência entre PBH e professores