Os supermercados de Belo Horizonte estão tomados pelos ovos de Páscoa desde o Carnaval. A alta nos preços do cacau e do açúcar, porém, acabou tornando esse período do ano mais amargo para o consumidor, já que os chocolates estão menores e com o preço mais alto em comparação com o ano passado.
Como em páscoas anteriores, algumas marcas diminuíram a gramatura dos ovos para não aumentar tanto o preço desses produtos. Ainda assim, pesquisa realizada pelo site MercadoMineiro revelou que esses produtos estão até 27% mais caros neste ano.
O preço médio do ovo Laka e Diamante Negro de 494g, que em 2024 custava R$ 94,69, subiu para R$ 100,65, um aumento de 6.5%. Já o ovo tripla camada avelã de 320g, da mesma marca, custava em média R$ 82,32 e subiu para R$88,26, um aumento de 7.22%.
Na marca Nestlé, o preço médio do ovo de KitKat ao Leite de 332g, que custava R$ 62,76 subiu para R$ 80,11, um aumento de 27.64%. Já ovo Prestígio de 225g, que custava em média R$ 43,32, subiu para R$ 54,45, um aumento de 25%.
Nos ovos da Garoto houve aumento de de 27% no Ovo Serenata de Amor de 217,7g, que custava em média R$ 43,62 e subiu para R$ 55,56. O ovo Crocante 227g, que custava em média R$ 43,99, subiu para R$ 54.55, um aumento de 24%. Já o queridinho ovo Caribe de 229g, que custava em média R$ 47,49, subiu para R$ 57,65, um aumento de 21,40%.
Barras de chocolate são opção mais barata?
Para matar a vontade de comer um chocolatinho nesta época, muitas pessoas acabam escolhendo comprar as barras de chocolate, que normalmente são opções mais baratas em comparação com os ovos de Páscoa.
Neste ano, porém, as barras estão até 40% mais caras que em anos anteriores. Segundo o administrador Feliciano Abreu, do MercadoMineiro, o mercado previu a preferência dos consumidores pelas barras de chocolate e se preparou para esse movimento.
“Muita gente optou pela barra de chocolate em outros anos. O que aconteceu neste ano foi que barra de chocolate subiu bem mais que o ovo de Páscoa. Embora o ovo de Páscoa tenha subido 20%, 25%, a barra de chocolate subiu 40%. Parece que estão dando mais valor a barra porque sabem que o consumidor faz essa troca”, disse ele, em entrevista ao Central 1º Edição.
O chocolate em barra da Lacta de 80g, que custava em média R$ 6,31, subiu para R$ 7,39, um aumento de 17%. Já a barra da Nestlé de 80g, que custava em média R$ 6,53 subiu para R$ 7,92, um aumento de 21%. Na Garoto, a barra de 80g que custava em média R$ 5,19 subiu para R$ 7,27, um aumento de 40%.