O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, nesta quinta-feira (24/7), em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, para o anúncio de investimentos voltados para quilombolas e povos indígenas. A agenda marca a quinta viagem de Lula a Minas Gerais este ano — estado é o segundo maior colégio eleitoral do país. Além de Lula, participam da agenda os ministros da Educação, Camilo Santana (PT/CE), das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD/MG) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG).
O presidente participa, às 11h da manhã, do primeiro Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste. Cerimônia será realizada no Parque de Eventos e Exposição de Minas Novas, e vai contar com anúncios interministeriais nas áreas de educação, igualdade racial, direitos humanos e povos indígenas. Investimentos são avaliados em R$ 1,17 bilhão.
No encontro, Lula vai detalhar a Política Nacional de Educação Indígena e a nova Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Pronacampo). Agenda inclui, também, o anúncio de 249 novas escolas para a população indígena e quilombola em todo o Brasil, bem como 22 obras emergenciais para os povos Yanomami e Yekwana.