O pré-Carnaval de Belo Horizonte começa oficialmente neste fim de semana, e conta, até o momento, com 224 blocos confirmados. Os cortejos serão realizados em todas as regionais e, com isso, o trânsito na capital mineira já sofre intervenções e mudanças.
A Sumob e a BHTrans vão realizar uma série de ações na área central e em diferentes regiões da capital para garantir a mobilidade e segurança da população. Além disso, cerca de 400 agentes da BHTrans vão atuar nas ruas durante o Carnaval, em parceria com a Guarda Municipal e Polícia Militar.
Confira em detalhes as principais alterações do trânsito durante o pré-Carnaval:
Operações de trânsito
O trânsito será interditado nas vias de acesso à Zona Leste da capital, e haverá desvios no Centro da cidade, no bairro Santa Tereza, na região do Mineirão e também na avenida dos Andradas.
Segundo a BHTrans, o acesso à área hospitalar será preservado e feito pela avenida do Contorno, pela rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar) e pela Avenida Francisco Sales.
A avenida do Contorno estará liberada para o trânsito e para o transporte coletivo.
Transporte público
O quadro de horários do transporte público de BH terá acréscimo de mais de 8 mil viagens, e as estações de metrô estarão abertas das 5h15 às 23h, com operação ampliada nos bairros Santa Tereza, Lagoinha e Centro.
As linhas também vão contar com alterações de horário, itinerário e pontos de embarque e desembarque. Os usuários poderão verificar as mudanças nos aplicativos BHBUS+, Bus2, Cittamobi, Movit, SIUMOBILE ou outro app que faça uso de dados compartilhados.
O esquema na área central vai contar com rotas especiais, incluindo alterações no itinerário e nos pontos de embarque e desembarque das linhas. Os ônibus do Move terão operação especial para conectar a área central à região do Mineirão.
Os usuários terão à disposição pontos de atendimento do “Posso Ajudar” nas praças Sete, da Savassi, da Estação e Tiradentes, além das estações Pampulha e São Gabriel.
Rotativo liberado
A Prefeitura de Belo Horizonte vai liberar a cobrança do estacionamento rotativo durante o pré-carnaval e o Carnaval na capital. Entre 22 e 23 de fevereiro e entre 1º e 4 de março, as áreas regulamentadas com a modalidade poderão ser utilizadas em todos os horários sem a necessidade da compra de crédito eletrônico.
No dia 5 de março, quarta-feira de Cinzas, o rotativo também estará liberado no período das 8h às 12h.