Dicas para a sua próxima viagem internacional

Siga no

Dicas para a sua próxima viagem internacional (Foto: freepik)

Compartilhar matéria

Uma viagem para o exterior envolve muitas regras, procedimentos e protocolos. A verdade é que qualquer vacilo pode ser fatal. E como comecei o ano viajando para os Estados Unidos, vou aproveitar a oportunidade para compartilhar com a nossa audiência algumas dicas valiosas para a preparação da sua próxima viagem internacional. Bora lá?

1.    PASSAPORTE: É o documento internacional de viagem. O passaporte é emitido pela Polícia Federal e o primeiro passo para pleitear o documento é entrar o site oficial da Polícia Federal, preencher o formulário e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU), que é a taxa para emitir o passaporte. Em seguida, você vai agendar um horário no posto físico da Polícia Federal e levar os documentos solicitados. Se estiver tudo certinho, o passaporte ficará pronto em 15 dias (prazo médio de entrega). #SeLigaNaDica: O passaporte brasileiro tem validade de 10 anos, mas para efeitos de viagem internacional, o portador só poderá embarcar para o exterior se o passaporte tiver validade mínima de 6 (seis) meses.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2.    CARTEIRA DE IDENTIDADE: Existe um acordo que começou a vigorar nos países do Mercosul e foi extendido para todos os países da América do Sul, exceto as Guianas, que permite que os cidadãos possam circular livremente pelos territórios portando apenas o Documento Nacional de Identidade. Assim sendo, os brasileiros podem acessar com Carteira de Identidade os seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. #SeLigaNaDica: a Carteira de Identidade só terá validade se tiver sido emitida com menos de 10 (dez) anos da data da viagem e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não substitui o documento.

3.      VISTO: De acordo com o site Passaport Index, atualmente são 33 países que cobram emissão de visto de brasileiros antes da viagem. Ainda há 50 outras nações que o brasileiro precisa emitir o visto na chegada ao destino. É sempre importante conferir quando estiver planejando a viagem qual a situação do país que você quer visitar. Por exemplo, o México, que aceitava a entrada de brasileiros sem a necessidade de visto, passou a exigir o visto para acessar o seu território. Por outro lado, o Japão deixou de exigir visto de entrada para os brazucas, desde o ano de 2023. #SeLigaNaDica: Para saber mais sobre as exigências dos vistos para os brasileiros, acesse o site www.passaportindex.org

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

4.    VACINA: É fundamental saber se o destino (e as conexões) pra onde você vai viajar exige alguma vacina para o passageiro. #SeLigaNaDica: O documento que comprova a vacinação contra febre amarela é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O cartão municipal de vacina contra febre amarela não tem validade para viagens ao exterior.

5.      SEGURO VIAGEM: Um item de extrema importância para uma viagem ao exterior é o seguro de viagem internacional. Não faça uma viagem ao exterior sem contratar um seguro viagem. #SeLigaNaDica: Nessa minha viagem ao Estados Unidos, estou viajando com a cobertura da OnTime Seguros. Na minha apólice de seguro estão cobertas despesas médicas, hospitalares e odontológicas; telemedicina; reembolso de despesas farmacêuticas; atraso de bagagem superior a 8 (oito) horas; reembolso de gastos por atraso de voo superior a 8 (oito) horas e cancelamento de viagem Plus Reason. Um diferencial é que o atendimento da assistência especializada 24 horas, 7 dias por semana, é em português. Mais informações no site: www.ontimeseguroviagem.com.br

6.      CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: Para usar um cartão de crédito internacional em uma viagem, é preciso que o banco emissor permita o uso do cartão no exterior e que a bandeira do cartão seja aceita no país de destino. Além disso, é necessário pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é cobrado sobre transferências internacionais. A partir de janeiro de 2025, o IOF para gastos com cartão no exterior passou para 3,38% sobre o valor das compras em reais. #SeLigaNaDica: Atualmente, a melhor solução para quem vai viajar ao exterior é adquirir um “cartão global”. Os cartões de débito se tornaram o meio de pagamento mais vantajoso porque oferece a compra do dólar mais barato que nas casas de câmbio, com IOF na casa de 1,1%, enquanto o valor do IOF dos tradicionais cartões de crédito estão em 3,38%. Vale lembrar que as contas globais precisam ser declaradas no Imposto de Renda.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tenho certeza que essas dicas te ajudarão na preparação da sua próxima viagem internacional. E se você quer saber mais sobre viagens e dicas de roteiros, é só seguir o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!

Compartilhar matéria

Siga no

Cristiano Lopes

Turismólogo e jornalista. Colunista de turismo da Rede 98. Apresentador do #SeLigaNaTrip no Central 98 - I edição. Atua no mercado turístico há mais de 30 anos. Palestrante de motivação, vendas, empreendedorismo e turismo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

O adeus a “Veríssima” literatura no Brasil

Pacheco sai da toca

O que o nariz de um rei tem a ver com o gol de futebol

LinkedIn, Insta, TikTok: cada rede fala diferente

Como usar a restituição do IR de forma inteligente

EAD funciona? A resposta é mais complexa do que parece

Últimas notícias

Após dois dias de chuvas atípicas, domingo deve ser ensolarado em BH

FEMG reúne associações de proteção veicular em BH para discutir minuta da Susep

Com gol de Matheus Pereira em cobrança de falta, Cruzeiro vence o São Paulo no Mineirão

Alvo do Cruzeiro, equatoriano Keny Arroyo faz post enigmático e anima torcida celeste

Em boa fase, Fabrício Bruno tem contrato renovado com o Cruzeiro até 2030

Praça dos Três Poderes terá segurança reforçada para 7 de setembro e julgamento de Bolsonaro

Praça do Papa é reaberta parcialmente neste sábado após um ano e meio de obras

Cruzeiro paga R$ 10 milhões em multa pela contratação de Kauã Moraes, do Athletico PR

Lázaro Ramos compartilha seu processo criativo e reflexões sobre inovação no Hotmart FIRE 2025