Ao vivo
Rock Insônia

Lei anti-Oruam: projeto quer proibir contratação de artistas que fazem apologia ao crime pela PBH

Siga no

A proposta quer proibir a Prefeitura de BH de contratar artistas que façam apologia a crimes ou facções (Reprodução/Redes sociais)

Envolvido em dezenas de polêmicas e preso na manhã desta quarta-feira (26/2) por abrigar em casa um foragido da Justiça, o rapper carioca Oruam pautou um Projeto de Lei que foi aprovado pela Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Vereadores de Belo Horizonte (CMBH) nessa terça-feira (25/2). A proposta, apelidada de “Lei anti-Oruam”, quer proibir a Prefeitura de Belo Horizonte de contratar shows de artistas que façam apologia a crimes ou facções. 

Em conversa com a 98, o parlamentar Vile (PL), autor do projeto, disse que está confiante no avanço da pauta dentro da CMBH. “Acho que esse é um projeto que eu nem precisava apresentar, mas que, infelizmente, no Brasil de hoje, a gente precisa colocar esse tipo de trava no setor público”, disse o vereador. 

A pauta ainda será analisada pelas comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor, além da Comissão de Administração Pública antes de ser votada em primeiro turno na CMBH.

“O pagador de impostos belo-horizontino quer que seu dinheiro vá para saúde, educação, segurança. Quer que o seu dinheiro seja gasto de forma eficiente, para reformar um posto de saúde, uma rua, cuidar das crianças, idosos e autistas e não para financiar quem faz apologia ao crime organizado e facções criminosas, quem quer que seja independente do artista”, acrescentou Vile.

Um projeto semelhante também tramita na Câmara de Vereadores de São Paulo. A vereadora paulista Amanda Vettorazzo (União Brasil) apresentou, no final de janeiro, um projeto de lei que tem como objetivo proibir que a Prefeitura de São Paulo contrate artistas que façam apologia ao crime ou ao uso de drogas. 

Ao divulgar a proposta em suas redes sociais, a vereadora escreveu: “Quero proibir o Oruam de fazer shows em São Paulo!” A partir de então, a proposta ficou conhecida como “Lei Anti-Oruam”, em referência ao cantor de trap carioca.

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Fundação Clóvis Salgado funciona normalmente no feriado prolongado do Dia do Trabalho

Manutenções deixam mais de dez bairros de BH sem o abastecimento de água nesta quinta-feira

Governo de Minas aciona o TJMG para retomar concessão de rodovias da Grande BH

Parque da Linha Férrea promete ser alternativa no trânsito entre Nova Lima e BH

Obras de mobilidade no entorno do Shopping Botânico podem beneficiar região do Belvedere, em BH

Santa Casa de BH corre risco de fechar leitos por dificuldades financeiras

Últimas notícias

‘Ei, Dudu, vai tomar no c’: torcida do Cruzeiro xinga atacante no Mineirão

Kaio Jorge decide e Cruzeiro abre vantagem sobre o Vila Nova na Copa do Brasil

Morre Nana Caymmi, aos 84 anos, no Rio de Janeiro

Livre no mercado, Jorge Jesus vira opção para a Seleção Brasileira

STJ valida exclusão de sócio com base em estatuto não registrado com fundamento na autonomia contratual

Moraes concede prisão domiciliar a Collor após parecer favorável da PGR

Nova faixa de isenção do IR começa a valer e beneficia quem ganha até R$ 3.036

Crise respiratória em BH, Betim e Contagem: até quando vamos tratar colapso como rotina?

Durante o feriado, Hulk faz recuperação física na própria casa