O futebol feminino terá uma nova competição mundial entre clubes. Nesta quarta-feira (05/03), a Fifa confirmou a criação do Mundial de Clubes Feminino, com previsão para ser disputado pela primeira vez em 2028. Além do novo campeonato, a entidade confirmou também a criação da Copa das Campeãs, que será realizada anualmente a partir de 2026.
A Fifa divulgou que o torneio será realizado a cada quatro anos, um ano após a disputa da Copa do Mundo Feminina. Ao contrário do Mundial de Clubes Masculino, a competição feminina será disputada por 16 equipes, sendo cinco da Europa, duas da América do Sul, duas da África, duas da Ásia e duas da Concacaf. As duas vagas restantes serão decididas por meio de partidas realizadas entre os classificados de cada confederação em uma fase preliminar. A Fifa ainda não informou qual será o critério de classificação.
Após terem as 16 equipes definidas, elas serão divididas em quatro grupos. s duas equipes com as melhores campanhas de cada grupo vão avançar para as quartas de final. As fases de mata-mata serão disputadas em jogos únicos.
Copa das Campeãs
Assim como no futebol masculino, o Mundial de Clubes também terá uma edição anual. Chamada de Copa Intercontinental, no futebol feminino a versão anual do Mundial de Clubes será chamada de Copa das Campeãs.
O torneio será disputado entre os seis times que conquistaram o principal título continental de cada confederação. O primeiro torneio tem previsão para ser realizado entre os dias 28 de janeiro e 1 de fevereiro de 2026. Pela América do Sul, o time classificado via Libertadores entra automaticamente na semifinal do torneio e vai enfrentar uma equipe da Concacaf em busca de uma vaga na decisão.