Oh Yeong-Su, de 80 anos, conhecido por interpretar o jogador 001 na série Round 6, da Netflix, foi condenado a um ano de prisão por assédio sexual. A decisão foi tomada na última quinta-feira (4) após o julgamento de um recurso apresentado pelo ator, que havia adiado a sentença inicial dada em março de 2024.
O caso aconteceu em 2017, durante uma apresentação teatral na cidade de Daegu, na Coreia do Sul. A vítima, uma jovem atriz que fazia parte da mesma companhia de teatro, afirmou que foi tocada de forma inapropriada, além de ter sido abraçada e beijada na bochecha por Oh Yeong-Su.
Apesar da primeira denúncia ter sido arquivada em 2021, a vítima recorreu em 2022, o que levou à reabertura do caso pelo Ministério Público de Suwon.
Durante o julgamento, a promotoria destacou a gravidade da situação: “O réu é um veterano com 50 anos de carreira no teatro. A vítima era uma atriz iniciante, sem influência ou conexões, o que dificultava que ela denunciasse o ocorrido na época.”
A defesa do ator negou as acusações. Segundo os advogados, o relato da vítima seria contraditório e sem provas concretas. Eles ainda afirmaram que o ator teria perdido tudo por causa do caso e pediram que ele pudesse “recuperar sua honra e encerrar sua vida nos palcos com dignidade”.
Em sua versão, Oh Yeong-Su disse que houve um mal-entendido, alegando que apenas segurou a mão da atriz para guiá-la em uma caminhada e que pediu desculpas apenas para evitar confusão, sem admitir culpa.
No entanto, o tribunal considerou os depoimentos da vítima consistentes, citando registros em diário e relatórios de aconselhamento que reforçam o relato.
Oh Yeong-Su é um dos atores sul-coreanos mais respeitados, tendo recebido um Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Round 6. Ele também é lembrado por seu papel como monge no filme Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera, de 2003.
* Com informações da Agência Estado