Polícia Civil e Secretaria do Meio Ambiente ampliam parceria para combater crimes ambientais

Siga no

Governador do estado entrega equipamentos para combater crimes ambientais a Polícia Civil. (Créditos: Cristiano Machado)

Compartilhar matéria

A Polícia Civil do estado, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semad), ganhou reforço no combate aos crimes ambientais no estado. Um novo laboratório com equipamentos de tecnologia para identificar crimes contra a lavagem de dinheiro foi entregue de forma simbólica à corporação, nesta terça-feira (15/4), pelo governador Romeu Zema.

A unidade, que já está funcionando há um mês, fica no Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) e pretende ampliar a repressão à ação de criminosos na esfera ambiental.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na prática, a Semad direcionou recursos para a Polícia Civil do estado, que vai prestar apoio técnico às ações de fiscalização de crimes ambientais, como desmatamentos, tráfico de animais silvestres, mineração clandestina e poluição.

A secretária da Semad, Marília Carvalho, explicou que, normalmente, crimes ambientais estão atrelados a crimes financeiros. E a atuação na secretaria se limita à investigação administrativa, como autuação de multas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É muito importante que a Semad integre ações junto da Polícia Civil que nos ajuda, inclusive, a sermos mais assertivos nas nossas competências, pois todo processo de investigação prévia das diversas atividades podem estar sendo desenvolvidas de maneira invertida”, explica.

Por sua vez, a delegada da Polícia Civil, Letícia Gamboja, ressalta que tanto ações como lavagem de dinheiro, quanto crimes ambientais, estão interligados, e o combate conjunto tende ter melhores resultados.

“Os novos equipamentos fazem muita diferença porque tanto viaturas como os drones apoiam a fiscalização ambiental na investigação de crimes de desmatamento, mineração ilegal. E a instalação do laboratório de combate à lavagem de dinheiro é fundamental para investigação financeira”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tecnologia

Entre os equipamentos adquiridos por meio do acordo estão 12 computadores, cinco notebooks, quatro drones, quatro caminhonetes, uma motocicleta, além de webcams, headsets e leitores de microchip.

O estado também adquiriu três licenças especiais de software, utilizado na análise de inteligência e investigações criminais, que vão compor a implementação do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro.

A entrega vai reestruturar as unidades policiais para garantir melhores condições para investigações complexas, inclusive no rastreamento de fluxos financeiros ilícitos vindos de crimes ambientais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Barragem em Brumadinho tem nível de emergência elevado mas não representa risco de rompimento imininete

Sebrae Minas impulsiona vendas de pequenas empresas com programa de prospecção ativa no mercado B2B

Comércio varejista aguarda com otimismo o Dia dos Pais deste ano

Minas sanciona lei contra fake news e aposta na educação digital para combater desinformação

Lei de Cotas para PCDs completa 34 anos com avanços, desafios e baixa adesão no mercado de trabalho

Corpo de Preta Gil chega ao Brasil para velório no Rio de Janeiro

Últimas notícias

Neymar se pronuncia após briga com torcedor do Santos: ‘é difícil manter o controle’

STJ reduz multa milionária por atraso em reparo ambiental de posto de combustível

Anglo American fortalece o turismo em Conceição do Mato Dentro e região; conheça as iniciativas

Colégios e figuras públicas de BH lamentam morte de Kafunga, ex-coordenador do Santo Antônio

Simões critica Lula e diz que diplomacia não se faz pela internet: ‘Deixe o Itamaraty trabalhar’

Simões mira cargo de governador em 2026: ‘pronto para o desafio’

De olho nas eleições, Simões prega união do centro-direita e ataca ‘grupo de Pimentel’

Em Minas, Lula manda novo recado para Trump: ‘imperador do mundo nós não queremos’

Minas anuncia mais de R$ 300 mi para garantir água e esgoto até 2033, especialmente no Norte