O ex-presidente da OAB Minas Gerais e atual conselheiro federal da entidade, Sérgio Leonardo, realizou palestra na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Durante seu discurso, no último dia 9, ele falou sobre os resultados do programa Inovar, Incluir e Avançar. O projeto marcou a gestão de Sérgio na OAB/MG com medidas práticas de inclusão e democratização da advocacia.
A gestão de Sérgio Leonardo à frente da seccional mineira, entre 2022 e 2024, contou com ações focadas na inclusão de mulheres, jovens e da advocacia negra.
“Esse é um lugar que nos lembra os compromissos da humanidade com a paz, os direitos humanos e o alívio do sofrimento”, afirmou o conselheiro, visivelmente emocionado ao falar no auditório da ONU (Organização das Nações Unidas).
Programa Inovar, Incluir e Avançar
O programa Inovar, Incluir e Avançar destacou questões como paridade de gênero e cota racial no quinto constitucional, o projeto Direito na Escola, voltado à educação jurídica para estudantes da rede pública, além do Direito na Favela, que promove acesso à informação jurídica em comunidades periféricas.
Inclusão racial e combate ao preconceito
Durante a fala, Sérgio Leonardo também mencionou o programa Incluir Direito, do CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados), iniciativa que estimula a inserção de estudantes pretos e pardos no mercado jurídico.
Sérgio Leonardo ainda anunciou apoio ao movimento liderado pelo Instituto Luiz Gama, que propõe a criação de um protocolo da ONU para combater preconceitos reproduzidos por inteligências artificiais generativas, especialmente no que diz respeito a vieses racistas herdados de estruturas sociais ocidentais.