Cidade do México inspira projeto de revitalização do centro de BH

Siga no

Foto: Reprodução / PBH

Compartilhar matéria

O hipercentro de BH pode, no futuro, passar por uma transformação inspirada na Cidade do México, que também sofreu uma grande transformação há cerca de 14 anos. A proposta foi apresentada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) em reunião na última semana.

A reunião, que contou com representantes do poder público, entidades empresariais, empresários e membros dos poderes Judiciário e Legislativo definiu os detalhes e estratégias da missão internacional que visitará a Cidade do México. O objetivo da visita, inclusive, é justamente buscar inspirações para a transformação da região central de BH.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista à Rede 98, Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH, confirmou que a Cidade do México é mesmo uma inspiração. Além disso, Marcelo destacou que o que foi feito lá trouxe pessoas de volta e movimentou a economia, mudando o cenário nacional.

“Nós vimos isso acontecer na Cidade do México, sendo que a Cidade do México também estava totalmente deteriorada, uma insegurança tremenda, muitos moradores de rua, lojas desocupadas, prédios abandonados e houve um grande movimento há cerca de 12, 14 anos. (…) Conseguiram fazer uma revitalização, conseguiram trazer as pessoas de volta, lojas de ponta, o comércio e serviços. Então, esse exemplo é que a gente quer ir lá conhecer, como foi essa movimentação. A ideia é fazer essa missão técnica, visitando a Cidade do México com alguns representantes”, disse o presidente da CDL.

De acordo com a CDL, a viagem deverá acontecer em novembro e já conta com 20 participantes confirmados. Entre eles, estão representantes do setor público e da sociedade civil organizada. O objetivo é conhecer de perto o que foi feito lá para tentar trazer para a capital mineira.

“Essa movimentação é tentar conquistar novo esse espaço tão valioso da nossa cidade, que tem tanta cultura, tem tanta qualidade de vida, né? (…) O objetivo é que a gente traga moradias, pessoas morando, mais pessoas morando no centro da cidade, que ajude a tomar conta desse ambiente”, concluiu Marcelo.

Compartilhar matéria

Siga no

Guilherme Alves

Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente repórter da Rede 98, CNN Esportes e Versus Esporte. Produtor na CazéTV. Colunista do Portal 1921. Com passagens por TV Band Minas e Rádio Transamérica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Mariana: tragédia da Samarco completa 10 anos com homenagem em BH e novo acordo

Manifestantes se enganam e ateiam fogo em pneus em frente a prédio onde morava Tadeu Leite

URGENTE! Justiça absolve todos os réus no caso Backer por ‘insuficência de provas’

Tempestade e granizo: BH e outras 559 cidades mineiras entram em alerta

Acidente envolvendo carro e caminhão interdita pista entre Santa Luzia e Sabará

Kalil no PDT: autonomia para 2026, críticas ao governo Zema e defesa de gestão pragmática

Últimas notícias

Conselho Técnico do Mineiro de 2026 será nesta quarta-feira; Saiba detalhes

Em busca de afastar ‘de vez’ o rebaixamento, Atlético enfrenta o Bahia na Arena MRV; saiba onde assistir

Cruzeiro encara o Grêmio buscando ‘carimbar’ passaporte para Libertadores de 2026; saiba onde assistir

CBF altera jogos do Atlético no Brasileirão por conta das finais da Libertadores e da Sul-Americana

Atlético volta com promoção de ingressos para a partida contra o Bahia, na Arena MRV

Cruzeiro renova com goleiro das categorias de base até 2030

CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores

‘Não ter corrupção e pagar o funcionário em dia não é mérito, é obrigação’, diz Gabriel Azevedo em lançamento de pré-candidatura

Corrida do Enaldinho em BH: PROMO relâmpago vai distribuir seis kits!