O hipercentro de BH pode, no futuro, passar por uma transformação inspirada na Cidade do México, que também sofreu uma grande transformação há cerca de 14 anos. A proposta foi apresentada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) em reunião na última semana.
A reunião, que contou com representantes do poder público, entidades empresariais, empresários e membros dos poderes Judiciário e Legislativo definiu os detalhes e estratégias da missão internacional que visitará a Cidade do México. O objetivo da visita, inclusive, é justamente buscar inspirações para a transformação da região central de BH.
Em entrevista à Rede 98, Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH, confirmou que a Cidade do México é mesmo uma inspiração. Além disso, Marcelo destacou que o que foi feito lá trouxe pessoas de volta e movimentou a economia, mudando o cenário nacional.
“Nós vimos isso acontecer na Cidade do México, sendo que a Cidade do México também estava totalmente deteriorada, uma insegurança tremenda, muitos moradores de rua, lojas desocupadas, prédios abandonados e houve um grande movimento há cerca de 12, 14 anos. (…) Conseguiram fazer uma revitalização, conseguiram trazer as pessoas de volta, lojas de ponta, o comércio e serviços. Então, esse exemplo é que a gente quer ir lá conhecer, como foi essa movimentação. A ideia é fazer essa missão técnica, visitando a Cidade do México com alguns representantes”, disse o presidente da CDL.
De acordo com a CDL, a viagem deverá acontecer em novembro e já conta com 20 participantes confirmados. Entre eles, estão representantes do setor público e da sociedade civil organizada. O objetivo é conhecer de perto o que foi feito lá para tentar trazer para a capital mineira.
“Essa movimentação é tentar conquistar novo esse espaço tão valioso da nossa cidade, que tem tanta cultura, tem tanta qualidade de vida, né? (…) O objetivo é que a gente traga moradias, pessoas morando, mais pessoas morando no centro da cidade, que ajude a tomar conta desse ambiente”, concluiu Marcelo.