O conclave para eleger o novo papa começará em 7 de maio. A informação foi divulgada pelo Vaticano na manhã desta segunda-feira (28/4).
A eleição do novo líder da Igreja Católica ocorrerá na Capela Sistina, que permanecerá fechada para visitantes durante o período de votação.
O conclave é oficialmente iniciado quando todos os cardeais que compõem o Colégio dos Cardeais, responsável por organizar a votação, chegarem a Roma. Atualmente, o grupo é formado por 252 religiosos, incluindo oito brasileiros.
Na preparação, os cardeais realizam assembleias entre si para discutir e refletir sobre os desafios pastorais da igreja em relação ao seu diálogo com a sociedade.
A escolha do papa
Durante os dias do conclave, os cardeais que vão votar no nome do novo papa ficam fechados dentro do Vaticano. Dos 252 cardeais, 135 nomes com menos de 80 anos estão aptos para participar da eleição.
Para ser eleito, um cardeal precisa receber dois terços dos votos, que são secretos e queimados após a contagem. Ou seja, vão ser necessários 90 votos para eleger o novo papa.
Os conclaves dos últimos 100 anos foram concluídos em menos de uma semana, sendo que os dois últimos que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram finalizados em apenas em dois dias.