Condenado na esfera cível por transfobia nesta terça-feira (29/04), o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) se manifestou em suas redes sociais. O deputado debochou da sentença judicial em relação às declarações feitas na Câmara dos Deputados, em 2023, quando vestiu uma peruca amarela e falou que “se sentia uma mulher”. No X (antigo Twitter) o parlamentar disse: “Nikole merece respeito”.
Pelo visto só alguns podem se identificar como mulher, quem é de direita não pode. Nikole merece respeito! ✊🏻
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) April 29, 2025
Clique aqui e veja a declaração de Nikolas nas redes sociais
Além desta declaração, Nikolas afirmou que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. A fala foi feita em discurso realizado no Dia das Mulheres daquele 2023. Associações representativas da comunidade LGBTQIA+ acusaram Nikolas de transfobia. Nesta terça, a juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, entendeu que o discurso do deputado não se enquadra na liberdade de expressão. Cabe recurso contra a decisão.
Se eu tivesse feito rachadinha, estava absolvido. Mas eu fui na tribuna, coloquei um peruca e cometi o crime de dar minha opinião. pic.twitter.com/652trr41Io
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) April 29, 2025
*Estagiário sob supervisão do coordenador Wagner Vidal