Após deixar o Cruzeiro, Dudu trocou de lado em Belo Horizonte e fechou com o Atlético. O atacante, que já vinha negociando com o clube alvinegro durante a última semana, acelerou as conversas na última sexta-feira (2/5) e agora será reforço do Galo. A chegada foi anunciada na manhã desta segunda-feira (6/5), nas redes sociais do clube.

No anúncio oficial, o alvinegro fez questão de alfinetar o arquirrival, fazendo referência à comemoração do gol de Dudu em 2019 contra o próprio Cruzeiro, que selou o rebaixamento do clube para a Série B.
⚽ Hora de escrever uma história em Preto & Branco 🏴🏳️ pic.twitter.com/Du7bFwIlpp
— Atlético (@Atletico) May 6, 2025
O contrato vai até o fim de 2027 — data em que se encerraria seu antigo vínculo com a Raposa. O salário será menor do que recebia no Cruzeiro, mas os valores não foram divulgados.
A chegada de Dudu foi um pedido de Cuca, com quem trabalhou em 2016 e 2017 no Palmeiras e conquistou o Brasileirão. O treinador teve papel decisivo na negociação e manteve contato direto com o jogador durante o imbróglio com o Cruzeiro na última semana.
Segundo Jorge Nicola, colunista da Rede 98, Cuca e Dudu têm uma relação excelente.
“É um nível de amizade como poucos que o Dudu tem com técnicos no Brasil. Talvez só com o Felipão ele tenha uma relação tão próxima”, disse.
Passagem frustrante pelo Cruzeiro
Dudu ficou cerca de quatro meses no Cruzeiro. Foram 16 jogos, dois gols, nenhuma assistência e um prejuízo de aproximadamente R$ 23 milhões aos cofres celestes, somando salários e a multa pela rescisão contratual.
Ele reestreou com a camisa azul em 22 de janeiro, contra o Athletic, pelo Campeonato Mineiro. Seu primeiro gol veio em 2 de fevereiro, na vitória por 3 a 1 sobre o Uberlândia.
Em abril, entrou em rota de colisão com o técnico Leonardo Jardim e com Pedro Lourenço, dono da SAF. Após a derrota para o Palestino, pela Sul-Americana, Dudu criticou publicamente sua saída do time titular e acabou sendo barrado dos jogos seguintes. Pedrinho chegou a sinalizar a saída do atacante ao responder um torcedor com gestos, momentos antes da partida contra o Vasco, pelo Brasileirão.