Governo de Minas anuncia a regulamentação do queijo cabacinha, do Vale do Jequitinhonha

Siga no

A medida do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), vai beneficiar 160 produtores da iguaria. (Foto: Cristiano Machado/Agência Minas)

Compartilhar matéria

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta quinta-feira (15/5), no município de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Cabacinha. A tradicional iguaria da região, que é patrimônio cultural e imaterial de Minas Gerais, passa a ter regulamento próprio, facilitando a comercialização formal e ampliação de mercados do produto artesanal.

A medida do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), vai beneficiar 160 produtores, que agora poderão vender formalmente esse típico queijo artesanal mineiro, abrindo novos horizontes de desenvolvimento e reconhecimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A regulamentação significa valorização desse produto que faz parte da cultura de toda a região. O que nós pretendemos é valorizar aquilo que é a tradição de Minas, que é a produção de queijo, e o Cabacinha, até pelo formato, pelo sabor, é um dos mais diferenciados entre os produzidos aqui”, ressaltou o governador Romeu Zema.

“O Queijo Cabacinha é o 15º que tem essa caracterização em Minas Gerais. No meu governo, nós já mais dobramos esse número, que era de sete no início. Queremos que o Brasil e o mundo venham comprar esses queijos, que são sem igual”, concluiu Zema.

Benefícios

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Portaria n° 2.377 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que detalha a regulamentação, foi embasada pela pesquisa coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), com recursos de emenda parlamentar.

“Sem um regulamento próprio, era impossível aos produtores habilitar suas queijarias em qualquer sistema oficial de inspeção. Estamos dando mais um passo na valorização dos queijos artesanais de Minas e estimulando a geração de empregos e renda”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Thales Fernandes.

A Seapa também lança hoje o Curso de Capacitação Digital em Boas Práticas de Produção e Fabricação, que estará disponível na plataforma Semear EAD da secretaria.

Queijo Cabacinha

A região caracterizada como produtora do Queijo Cabacinha abrange os municípios de Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Divisópolis, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Medina, Pedra Azul e Ponto dos Volantes. A produção anual está em torno de 214 toneladas, com presença significativa da agricultura familiar, que responde por mais de 90% das queijarias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O queijo, de herança cultural italiana do caciocavallo, é produzido artesanalmente a partir de leite cru, coalho e soro-fermento lácteo, sendo a massa pré-cozida e moldada manualmente no formato de cabaça, fruto da cabaceira.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

MPMG investiga prefeito de Minas por nepotismo após filho assumir três secretarias

Três novas pontes vão ligar Pintópolis e Urucuia no Norte de Minas

Aberto o cadastro escolar 2026: veja como garantir vaga ou mudar de escola em MG

PF mira lavagem de dinheiro de organização criminosa condenada por megafraude tributária

Kalil disputará o Governo de Minas em 2026 pelo PDT

‘O Último Episódio’: filme mineiro se inspira em ‘Caverna do Dragão’ para apresentar romance

Últimas notícias

Kaio Jorge é expulso após sinalizar ‘roubo’ no clássico entre Atlético e Cruzeiro

Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

(NÃO LIBERAR) Cruzeiro se isola como time que mais venceu o Atlético na Arena MRV

Sampaoli deixa Hulk no banco no último Atlético x Cruzeiro de 2025

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes

Dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço faz aniversário e torcida pede presente ‘especial’

O peso invisível do estresse na vida dos professores

Taxação dos super-ricos: Haddad defende medida global em carta ao FMI

‘Ladeira abaixo, alegria lá em cima’: Pampulha recebe 1° Festival de Carrinhos de Rolimã de BH