INSS: veja passo a passo para contestar descontos não autorizados

Siga no

Mais de um milhão de aposentados e pensionistas do INSS já pediram a devolução do dinheiro (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Mais de um milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pediram a devolução do dinheiro descontado indevidamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Em números totais, 1.051.238 de segurados formalizaram a contestação.

Na última terça-feira (13/5), o INSS enviou notificação para os que tiveram descontos indevidos em seus contracheques. Já quem não teve descontos associativos recebeu a seguinte mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Central 135 e o aplicativo Meu INSS são os únicos canais que o governo federal usa para informar sobre os descontos indevidos e para pedir o reembolso. Por lá, os beneficiários também podem conferir o nome das associações que autorizaram os descontos.

Passo a passo no aplicativo

Para confirmar se os descontos foram ou não autorizados, os aposentados e pensionistas devem baixar gratuitamente o aplicativo o Meu INSS em um dispositivo eletrônico, como smartphones e tablets.

Ao abrir o Meu INSS, o beneficiário deve digitar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em seguida, no canto superior direito da tela, o beneficiário do INSS deve clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

Neste momento, se houve desconto no benefício nos últimos cinco anos, o aposentado poderá ver o nome da entidade e, também, as opções para que possa informar se autorizou de fato o débito no benefício.

Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, ele verá a mensagem de que o pedido de reembolso foi realizado com sucesso.

As entidades associativas terão até 15 dias úteis para apresentar comprovantes dessa autorização, em resposta à contestação sinalizada pelo aposentado ou pensionista. Caso a entidade questionada não comprove, o dinheiro do beneficiário deverá ser ressarcido nos 15 dias úteis seguintes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os segurados poderão acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do instituto: o site e aplicativo Meu INSS e a central telefônica, número 135.

Alerta de golpes

Em nota publicada no site oficial, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS, por e-mail, Whatsapp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.

“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação”, disse a autarquia.

Com Agência Brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

FGTS de domésticas: mais de 80 mil empregadores devem regularizar benefício

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Fundador da Borda e Lenha e ex-participante do Shark Tank, Gabriel Farrel morre aos 31 anos

Bolsonaro recebe alta, mas deve seguir tratamentos, informa boletim médico

Gênio da música instrumental Hermeto Pascoal morre no Rio aos 89 anos

Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça

Últimas notícias

Leonardo Jardim celebra força do banco de reservas do Cruzeiro na vitória contra o Bahia

Alterações mudam jogo e Cruzeiro vence o Bahia, de virada

Polícia Civil abre inquérito para apurar importunação sexual contra filha do goleiro Everson

Moraes mantém prisão domiciliar de cabelereira que pichou ‘Perdeu, mané’, em estátua do STF

Justiça aceita denúncia contra assassino confesso do gari Laudemir, em BH

Super Quarta no radar: Brasil e EUA decidem rumos da política monetária

A conta da inexperiência: por que profissionais prontos valem cada centavo

Sampaoli não poupa titulares do Atlético para enfrentar o Bolívar; veja lista de relacionados

Indústria automotiva em marcha lenta: o Brasil perde espaço no cenário global