‘Os cavalos nunca mais vão tracionar carroças em BH’, diz vereador Osvaldo Lopes

Siga no

Autor do PL que colocou fim às carroças de tração animal em BH, o vereador Osvaldo Lopes defende que haja mais debate sobre o assunto (98 News)

Compartilhar matéria

Autor do Projeto de Lei que colocou fim às carroças de tração animal em Belo Horizonte, o vereador Osvaldo Lopes (Republicanos) defende que o assunto seja amplamente debatido com a população. Em entrevista concedida nesta terça-feira (24/6), na 98 News, o parlamentar falou sobre a implementação da Lei 11.285/21 na capital e disse que ainda há muitas dúvidas sobre como ela será colocada na prática sem impactar os carroceiros.

Nessa segunda-feira (23/6), vereadores, ativistas da causa animal e representantes da Prefeitura de Belo Horizonte se reuniram em audiência pública para esclarecer quais as ações serão feitas para viabilizar a nova lei. Para Osvaldo, porém, ainda há muito a ser debatido.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nós saímos [da audiência pública] realmente frustrados, porque o tempo foi curto. Então, nós não tivemos as respostas necessárias para ter o entendimento de como será feito o processo de transição”, disse ele.

Durante a conversa, Osvaldo disse que vai se reunir com Guilherme Daltro, secretário de governo do prefeito Álvaro Damião, para entender os reais impactos da implementação da lei na vida dos carroceiros, o que, neste momento, é uma das suas grandes preocupações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Como vereador da causa animal, já estive na CMBH em 2017 e 2018, e foi o período no qual eu consegui colocar em pauta o Projeto de Lei que virou lei sancionada pelo ex-prefeito Alexandre Kalil. Na época eu recebi ameaças de morte de carroceiros, tive que mudar de residência e hoje eu tenho um certo receio de de transitar, encontrar carroceiros porque eles me conhecem. Eu sou autor de uma lei polêmica no município que vai dar fim à exploração animal”, observou o parlamentar.

O parlamentar protocolou um pedido de uma nova audiência pública na Câmara Municipal para que todas as dúvidas a respeito do fim das carroças de tração animal em Belo Horizonte sejam sanadas.

“Se a gente tiver que fazer uma discussão que vá virar ali às 19h, 20h da noite, nós vamos fazer. Vamos estender o prazo e vamos sair de lá cientes de que a prefeitura realmente está trabalhando para que os carroceiros e as famílias dos carroceiros sejam abrigadas e abraçadas pelo Executivo e que a gente saiba que os equídeos em Belo Horizonte nunca mais vão tracionar carroças a partir do dia 22 de janeiro”, continuou ele.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Frutas e hortaliças na volta pra casa: Estação São Gabriel, em BH, ganha feira de agricultura urbana

Família procura por idoso com Alzheimer desaparecido em BH

Lula anuncia ‘Gás do Povo’ em BH, sinaliza apoio a IF na Serra e critica Bolsonaro

Álvaro Damião em discurso para Lula: ‘falamos a língua do povo porque vivemos as dificuldades do povo’

‘Pracinha do Coreu’ ganha nome de ex-reitor da PUC Minas

Prefeitura de BH amplia monitoramento por câmeras no Anel Rodoviário

Últimas notícias

PL 262/2025: entre a proteção da propriedade e o direito à moradia

Mulher joga filho de 3 anos pela janela de bonde durante acidente em Portugal

Programação do Dia da Amazônia mobiliza para COP30

Cruzeiro volta a ter elenco mais valioso que o Atlético após seis anos

‘Lisboa está em luto’: mineira relata clima na capital portuguesa após tragédia no Elevador da Glória

Sampaoli muda programação e adota treinos em dois períodos no Atlético

Pacheco defende soberania nacional ao lado de Lula em BH: ‘Tentaram dar um golpe nesse país’

Raul Gil é internado em hospital de São Paulo

Momento brilhante: Kaio Jorge marcou mais gols que Neymar, Memphis Depay e Vitor Roque no Brasileirão