Siga no

Congonhas aposta no esporte como estratégia para diversificar o turismo (Ana Patrícia/CBC)

Congonhas aposta no esporte como estratégia para diversificar o turismo (Ana Patrícia/CBC)

Compartilhar matéria

A cidade histórica de Congonhas, na região Central de Minas, recebe até o próximo domingo (26/6) o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. A competição teve início nessa quarta e deve reunir atletas profissionais e amadores de todo o país, além de competidores internacionais.

O campeonato de mountain bike movimenta o setor de turismo e comércio local e marca também a revitalização do Parque Ecológico da Cachoeira, que recebe as provas em diferentes categorias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nós estamos muito felizes, porque nós iremos sediar o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, onde nós estamos esperando atletas do Brasil inteiro. Teremos também atletas internacionais e a cidade está de braços abertos esperando os nossos turistas, os nossos atletas e os nossos visitantes”, afirmou a secretária de Turismo de Congonhas, Ana Alcântara, em entrevista à 98 News.

Cidade histórica investe na diversificação do turismo

Conhecida pelo Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, Congonhas aposta no esporte como estratégia para diversificar o turismo.

“É uma cidade histórica mineira que atrai milhares de turistas ao longo dos anos. Nós estamos desenvolvendo o campeonato brasileiro de mountain bike para diversificar nossa oferta, ampliar nossos horizontes e saber que Congonhas, nesse momento, os nossos hotéis, restaurantes, bares e lanchonetes estão todos aguardando essa grande visitação”, pontua Ana.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A expectativa é que o campeonato impulsione a divulgação do destino turístico e gere impacto direto na economia local. Segundo a secretária, cerca de 10 mil pessoas devem passar pela cidade durante os quatro dias de evento. A rede hoteleira já está praticamente lotada.

“Esse público vai movimentar toda a cidade, toda a nossa cadeia produtiva do turismo. A comunidade também tá indo às lojas para fazer compra no comércio local, para colocar uma roupa mais esportiva, mais adequada para o evento”, disse.

Estrutura e revitalização do Parque da Cachoeira

O Parque Ecológico da Cachoeira, onde acontecem as provas, passou por requalificação para receber o evento. O espaço conta com piscinas naturais e aquecidas, quadras, área de camping, paisagismo e agora uma estrutura de padrão internacional montada para o campeonato.

“O centro do parque tá todo tomado com a estrutura do campeonato, com toda uma logística, som, palco, iluminação, comércio e uma feira interligada às atividades do ciclismo”, destacou a secretária.

Além das provas oficiais, haverá espaço para lazer, turismo e roteiros culturais, apresentando aos visitantes outros atrativos da cidade.

Competição democrática e espaço para amadores

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike terá três categorias principais, com etapas classificatórias e premiação dos campeões nacionais. Além dos profissionais, o evento também abre espaço para amadores e ciclistas da região.

“O Campeonato Nacional é realmente um campeonato democratizado. Ele vai para todos os públicos. Tem o espaço Kids, onde os pais podem levar seus filhos, as crianças, os adolescentes. Muitas pessoas aqui da nossa região, que não são ciclistas profissionais, mas são ciclistas amadores, também serão contemplados com provas”, explicou Ana.

Reforço na segurança e estrutura de apoio

A organização prevê reforço na segurança e atendimento médico durante o evento. Ambulâncias e equipes estarão de prontidão no Parque da Cachoeira, com integração direta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

“A gente pede aos ciclistas que tenham muita atenção à sinalização, porque o ciclista que não cumprir toda a etapa de acordo com a sinalização será finalizado. Precisa estar atento, hidratar muito. Nós teremos apoio médico, ambulâncias, pronto-socorro, tudo alinhado para o evento”, completou a secretária.

Congonhas espera os visitantes “de braços abertos”, conclui Ana Alcântara.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Índice de confiança dos industriais atinge menor patamar desde junho de 2020, afirma CNI

Prefeitura faz aditivo de mais de R$ 600 mil para obras na Avenida Afonso Pena

Final de semana será de céu claro e baixas temperaturas em BH; veja a previsão

Vendas de seminovos em Minas batem 1 milhão no 1º semestre e expectativa é de recorde até o fim do ano

Jovens estão atrasando a faculdade porque gastam o dinheiro em bets

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 38 milhões

Últimas notícias

Mercado alivia tensão após quarta-feira turbulenta; dólar recua e Lula reage

Semana de Alta Costura de Paris: por que sua marca deveria observar esse evento com atenção

Na reforma do IR, Lira aperta, mas equilibra

O que faz o crédito no Brasil ser tão caro?

Comportamento, consistência e estratégia: como avaliar fundos além dos dados?

Operação da PF combate crimes de ódio contra judeus em Minas

Criança que caiu em cânion no Rio Grande do Sul é encontrada morta

O que esperar da COP-30 em Belém

Setor de carnes em Minas vê risco econômico com tarifa dos EUA: ‘É um choque para a gente’