‘Do brejo ao pódio’; Minas é destaque no Comida di Buteco 2025

Siga no

Prato leva costela recheada, casqueirada na brasa com mandioca cremosa na manteiga, vinagrete de abacaxi e farofa de alho com bacon (Damille Barros/Divulgação)

Compartilhar matéria

A vaca mineira foi parar no pódio da etapa nacional do Comida di Buteco 2025. É isso mesmo! É que o prato mineiro “a vaca foi pro brejo”, do Nunes Bar e Restaurante, localizado em Ipatinga, no Vale do Aço, conquistou o terceiro lugar geral da atual edição do concurso gastronômico. Os resultados foram divulgados na página oficial do evento nessa terça-feira (1°/6).

Neste ano, o Nunes Bar entrou na disputa com um prato formado por churrasco e acompanhamentos. “A vaca foi pro brejo” leva costela recheada, casqueirada na brasa com mandioca cremosa na manteiga, vinagrete de abacaxi e farofa de alho com bacon.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O primeiro lugar da etapa nacional do Comida di Buteco 2025 ficou com um concorrente de Belém do Pará. O “capitão do sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita”, do restaurante Confraria do Fraga, “papou” o título numa combinação de carne-de-sol suína, baião-de-dois, jabá, jambu, queijo coalho e cheiro-verde, tudo empanado em cuscuz de chicória.

Já o segundo lugar foi para o “joelhinho à pururuca” do Bar do Durante, de Campinas, em São Paulo. O prato leva joelho de porco defumado à pururuca, mandioca cozida e manteiga de garrafa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A final do Comida di Buteco ocorreu em São Paulo na noite dessa terça-feira (1°/7) e reuniu os campeões regionais dos 27 circuitos no país. A escolha ficou por conta de um júri técnico formado por especialistas de diversos estados, que avaliaram os pratos com base em critérios como sabor, atendimento, higiene e temperatura das bebidas.

Campeões locais

Antes de avançar à etapa nacional do concurso, a aposta do Nunes Bar e Restaurante faturou o primeiro lugar da disputa regional do Comida di Buteco. Além da “vaca no brejo”, o pódio no Vale do Aço teve os pratos ‘Boteco não vive sem rádio, de uma rádio surgiu o boteco’, do Bar Galpão, na segunda colocação, e o ‘Brigadeiro di Buteco’, do Caladinho Bar, na terceira.

Em Belo Horizonte, o campeão da disputa local do concurso gastronômico foi o prato ‘Vaca Faladeira’, do bar Espetinhos do Paulão, pela segunda vez seguida. O petisco é formado por língua de boi recheada com bacon e cenoura ao molho madeira. No ano passado, o estabelecimento também faturou o primeiro lugar do Comida di Buteco em BH com o ‘Boi Bandido’, “amigo da vaca faladeira” que levava costela bovina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Gastronomia

Minas Gerais registra alta de 10% no número de mortes nas rodovias federais em 2025

Mulheres transformam a cafeicultura em Minas Gerais com protagonismo, inovação e resistência

Novas regras para financeiras acendem alerta para risco de abusos contra o consumidor

Luísa Barreto critica ataques políticos e defende valorização técnica da Codemig

Aposta de Minas erra todos os números da Lotomania e leva mais de R$ 200 mil

Famílias que vivem próximo a barragem em Brumadinho começam a deixar casas

Últimas notícias

William não participa de treino e deve desfalcar o Cruzeiro novamente contra o CRB

Wyoming Incident: entenda a mensagem misteriosa da invasão ao canal da Record

Imigração para os EUA cresce e atrai cada vez mais brasileiros qualificados

Contra o Flamengo no Maracanã, Atlético enfrenta tabu de gols e classificação

Mulheres empreendedoras: curso gratuito e online ensina gestão, finanças, vendas e mais

Terremoto de 8,8 no extremo oeste da Rússia provoca tsunami no Pacífico

BH registra a 2ª menor temperatura do ano nesta quarta

Saiba onde assistir Cruzeiro x CRB pelas oitavas da Copa do Brasil

Funeral de Ozzy Osbourne terá transmissão ao vivo; saiba como assistir