Apesar do recuo de 1,7 ponto do Índice de Confiança Empresarial (ICE) de maio para junho, a expectativa de contratações para o terceiro trimestre de 2025 é positiva entre os empresários brasileiros. A informação foi discutida no programa Deadline, da 98 News, nesta quarta-feira (2/7).
De acordo com o professor de Ciências Contábeis Alisson Batista, da Estácio de Sá, o contexto econômico do país anima o setor empresarial para o futuro próximo. “E a [expectativa] de contratação vem nessa linha. Como os empresários estão otimistas, eles vão ter que contratar mais pessoas, e essas pessoas vão desempenhar novos papéis no terceiro trimestre”, analisou.
A queda do Índice registrada de maio para junho foi a maior do ano até o momento. Com ela, o ICE fechou o mês em 92,5 pontos. Apesar disso, Batista evita alarme. “Não é incomum a gente ver certa sazonalidade, períodos de baixa que podem puxar o índice para baixo”, afirma.
O professor também destaca orientações para que as empresas se protejam no momento de variação negativa. “A gente traz pro empresário essa visão do crédito seguro. Negociar com os bancos taxas mais assertivas”, explica. “Talvez seja interesante fazer uma gestão melhor do seu caixa para evitar que taxas maiores corroam o preço dos produtos”, complementa.
Segundo Batista, o otimismo para o segundo semestre não pode compromoter uma gestão financeira adequada. “Então, é correr de taxas caras. Projetos que vão depender de investimentos a longo prazo, talvez seja interessante deixá-los na gaveta por um tempo para avaliar melhor como vai ser o cenário até o fim do ano”, sugere.