O ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento anual de R$96 milhões em Contagem destinado à realização de cirurgias cardíacas, exames especializados e cateterismos por meio do programa federal “Agora Tem Especialistas”. O anúncio foi feito neste sábado (12/7), em visita ao município.
O recurso, que será permanente, vai viabilizar até 1.000 cirurgias cardíacas por ano, além de 500 procedimentos de cateterismo e mais de 1.000 exames especializados em cardiologia, como ecocardiogramas.
A parceria será firmada entre a Prefeitura de Contagem e o Hospital Santa Rita, que passará a receber recursos federais para executar os atendimentos de média e alta complexidade em cardiologia. “Esses recursos ficam de forma permanente nos cofres do município para garantir essa parceria com o hospital. É um grande avanço não só para Contagem, mas para toda a região metropolitana de Belo Horizonte”, destacou o ministro.
Além do valor anual, o governo federal também está liberando uma parcela única de R$24 milhões, que, segundo Padilha, vai fortalecer as ações já em curso no município, como a abertura de leitos de terapia intensiva pediátrica.
Padilha ressaltou que o objetivo do programa “Agora Tem Especialistas” é enfrentar o represamento de procedimentos gerado pela pandemia de Covid-19. “O Brasil vive um acúmulo de cirurgias cardíacas e oncológicas que foram adiadas. Em 2024 batemos o recorde de cirurgias eletivas, mas ainda é insuficiente. Por isso, estamos injetando recursos e estimulando a parceria com hospitais privados e filantrópicos para reduzir a fila do SUS”, explicou.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, comemorou a conquista e detalhou os próximos passos. “Agora com o compromisso do Governo Federal, estamos em fase final de habilitação junto ao Estado. O Hospital Santa Rita já negociou as planilhas conosco e está reunindo a documentação para que possamos formalizar essa parceria. Esperamos iniciar os atendimentos em um prazo de um a dois meses”, afirmou. Ela explicou que os pacientes serão encaminhados pelo Hospital Municipal de Contagem e demais unidades da rede pública.
Já o superintendente comercial do Hospital Santa Rita, Dr. Lauro Pinheiro Ferreira de Araújo explicou a estrutura disponível: “Vamos destinar inicialmente 10 leitos de CTI, além de bloco cirúrgico, enfermarias e toda a estrutura necessária para o atendimento de alta complexidade. Já temos uma parceria com a Prefeitura de Contagem para cirurgias eletivas, mas agora vamos intensificar muito mais.”
Com essa nova estrutura e o investimento permanente, o município de Contagem se consolida como um polo regional para procedimentos cardíacos, contribuindo diretamente para o desafogamento da fila de espera de toda a região metropolitana. Além disso, o programa federal incentiva hospitais privados com dívidas a trocarem esses débitos por atendimentos ao SUS, ampliando o alcance e a eficiência da saúde pública no país.
“O que queremos é evitar situações em que pacientes precisam recorrer à Justiça para conseguir um procedimento. Com esse reforço de estrutura e financiamento, a gente salva vidas, reduz internações e melhora a qualidade da saúde pública”, finalizou Padilha.