Siga no

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

As inscrições para o Enem já estão abertas e, com elas, começa também aquele momento de foco total nos estudos. Nesta coluna, vamos falar sobre como novas tecnologias têm ganhado espaço entre estudantes e cursinhos preparatórios, oferecendo formas mais dinâmicas, inteligentes e personalizadas de se organizar e revisar o conteúdo. Você conhece ou já utilizou alguma dessas ferramentas?

Desde que foi criado, em 1991, o Exame Nacional do Ensino Médio passou por muitas transformações. Mudou a metodologia, o perfil dos candidatos e o papel que ocupa na vida dos estudantes. Hoje, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, tanto em instituições públicas quanto privadas. E, se a prova evoluiu, os métodos de preparação também acompanharam essa mudança.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Você já deve ter ouvido falar de plataformas que ajudam a treinar a escrita, melhorar o raciocínio lógico ou memorizar conteúdo de forma mais leve e interativa. Uma dessas ferramentas — e a dica de hoje — é o Memoriza Aí, uma plataforma brasileira que utiliza inteligência artificial para criar resumos, responder perguntas e gerar textos a partir de temas que você mesmo pode inserir. Funciona como um treino prático, rápido e, por que não, divertido.

Esses recursos são ótimos aliados, desde que usados com equilíbrio. O risco é se apoiar exclusivamente nas telas e deixar de lado outras práticas fundamentais. Sim, ainda vale muito escrever à mão, fazer anotações, desenhar mapas mentais no papel. Essas ações ativam regiões do cérebro que ajudam na retenção, no foco e também na criatividade. Então, a dica é clara: use a tecnologia como ponte — e não como muleta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O importante é encontrar o seu ritmo, sua forma, seu jeito de aprender. Com o apoio certo, utilizando as ferramentas de maneira apropriada, esse caminho pode ser mais leve, produtivo e, acima de tudo, humanizado.

Compartilhar matéria

Siga no

Rodrigo Lopes

É especialista em educação e inovação, com ampla experiência em projetos de formação profissional, tecnologias educacionais e políticas públicas. Atua há 20 anos na criação de soluções que conectam aprendizado, inclusão e desenvolvimento social, unindo conhecimento técnico à prática transformadora.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

O adeus a “Veríssima” literatura no Brasil

Pacheco sai da toca

O que o nariz de um rei tem a ver com o gol de futebol

LinkedIn, Insta, TikTok: cada rede fala diferente

Como usar a restituição do IR de forma inteligente

EAD funciona? A resposta é mais complexa do que parece

Últimas notícias

Em boa fase, Fabrício Bruno tem contrato renovado com o Cruzeiro até 2030

Praça dos Três Poderes terá segurança reforçada para 7 de setembro e julgamento de Bolsonaro

Praça do Papa é reaberta parcialmente neste sábado após um ano e meio de obras

Cruzeiro paga R$ 10 milhões em multa pela contratação de Kauã Moraes, do Athletico PR

Lázaro Ramos compartilha seu processo criativo e reflexões sobre inovação no Hotmart FIRE 2025

Do palco do Hotmart FIRE 2025: verdades duras e lucrativas sobre empreender

BH tem previsão de pancadas fortes de chuva até manhã deste domingo

Corpo de Luis Fernando Verissimo é velado na Assembleia do RS

Há seis anos, programa de voluntariado transforma vidas em Minas