Os termômetros vão subir em Minas Gerais e em outros estados brasileiros nos próximos dias. A partir desta quarta-feira (20/8), uma massa de ar seco trará calor fora de época para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A previsão é de que o evento climatológico se estenda até a próxima segunda-feira (25/8).
De acordo com o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno se assemelha a um veranico, período caracterizado por estiagem e dias quentes durante o inverno ou outono. “No entanto, aqui na nossa região [Minas], a gente não costuma chamar esse aumento de veranico”, explica. “Nessa época do ano, já é normal ter essa pequena elevação”, complementa.
Os mineiros podem esperar temperaturas até 5 °C acima da média até a próxima segunda-feira, com máximas que podem bater os 29 °C na parte da tarde. Além de Minas, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro também devem ser afetados pelo fenômeno.
Alerta
Diante da previsão, o Inmet emitiu um alerta de baixa umidade para algumas cidades mineiras, incluindo Belo Horizonte. A massa de ar seco deixará os índices abaixo dos 30% até a próxima semana. O marcador está abaixo do indicado como seguro pela Organização Mundial de Saúde.
Veja recomendações da Defesa Civil para o período:
- Hidrate-se durante o dia; ⠀
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; ⠀
- Evite frituras; ⠀
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; ⠀
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ⠀
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ⠀
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).