PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“União é a força”, diz Zema em abertura da 10ª edição do Cosud, em Porto Alegre

Por

Siga no

Cristiano Machado / Imprensa MG

Compartilhar matéria

“A união é a força”. A frase dita pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ditou o tom da 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), iniciado nesta quinta-feira (29) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Zema foi um dos governadores a discursar na cerimônia de abertura do evento, que reúne governadores e secretários públicos de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Estamos aqui representando os estados brasileiros do Sul e Sudeste. São regiões que concentram mais de 100 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 55% da população do Brasil, além de responder por quase 70% da produção nacional. Portanto, é um grupo muito representativo e que pode contribuir muito para o desenvolvimento do Brasil”, disse, em seu discurso.

Romeu Zema ressaltou, ainda, as similaridades entre os estados que compõem o Cosud.

“Somos estados dinâmicos, com uma produção robusta e demografia semelhante. Tudo isso faz com que possamos trabalhar juntos, de forma muito próxima, discutindo assuntos sérios que trarão melhorias e muito desenvolvimento econômico e social. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Eduardo Leite, governador do estado anfitrião, também ressaltou a importância de uma aliança entre os estados. “O Cosud é um evento que tem a oportunidade de fortalecer esses laços, trocar experiências e, também, de receber visitas e poder mostrar a nossa cultura, gastronomia e entretenimento”, enfatizou.

Leite ainda destacou temas que estarão em pauta nesta edição, que segue até sábado. “Vamos dar foco à discussão dos governadores na questão da segurança pública e nas ações articuladas para o enfrentamento da criminalidade, em especial das facções criminosas. O Brasil assiste com preocupação às movimentações de grupos organizados do crime e entendemos que precisamos estar ainda mais próximos nesta pauta. Vamos tratar também, naturalmente, sobre questões climáticas, ações de Defesa Civil, Meio Ambiente e sustentabilidade, que também têm sido pautas que exigem ações integradas”, reforçou.

Compromissos

Nesta sexta-feira, os Grupos de Trabalho (GTs) discutem temas das 21 áreas elencadas nesta edição do Cosud, de Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão.

Os assuntos envolvem a mobilização dos governadores e gestores dos estados que compõem o consórcio. Ao longo do dia, o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus também participam de compromissos relacionados à programação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No fim do encontro, no sábado, os governadores farão a leitura e assinatura em conjunto da Carta do Rio Grande do Sul, com novas diretrizes, e metas do consórcio.

(Com informações de Agência Minas)

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Senado aprova projeto que diminui pena de condenados do 8 de janeiro

Privatização da Copasa é aprovada na ALMG

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização permanente para visitas de Michelle

Lula diz que se acordo do Mercosul com UE não for assinado agora, Brasil não o fará mais

Últimas notícias

Tribunal emite alerta ao Estado e ao TJMG por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Tribunal confirma paralisação do ‘Programa Escolas Cívico-Militares’ do governo estadual

Governo cria primeiro Centro de Clima e Saúde na Amazônia, após COP30

Rubens Menin vai à Cidade do Galo e discute mudanças no futebol com os dirigentes

Brasil registra caso importado de ‘gripe K’ no Pará

Dos dez últimos treinadores do Cruzeiro, Tite é o que mais tem títulos na carreira

Mercado aéreo brasileiro deve mais do que dobrar nas próximas duas décadas, prevê Airbus

Pesquisa 2026 e Copom derrubam mercado e juros futuros sobem

Zootopia 2 chega a US$ 1 bi e confirma força do cinema infantil