A Polícia Militar (PM) divulgou, nesta terça-feira (26/8), o esquema de segurança para os dois confrontos entre Atlético e Cruzeiro pela Copa do Brasil. O primeiro clássico será disputado nesta quarta (27/8), às 19h30, na Arena MRV, e o segundo, em 11 de setembro, no mesmo horário, no Mineirão.
Como de costume nos duelos entre os rivais mineiros, os dois jogos terão torcida única. Segundo a PM, o foco de atenção não estará apenas nos arredores dos estádios, mas também em áreas da Região Metropolitana de Belo Horizonte com histórico de confrontos violentos entre torcidas organizadas (TOs), como Barreiro e Venda Nova.
O comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Henrique Nunes, afirmou que as TOs estão sendo monitoradas e que a inteligência da PM repassa informações para batalhões de toda a Grande BH, a fim de prevenir a chamada “marcação de brigas” pela internet.
“A intenção é que os torcedores se desloquem para apoiar seus times, e não para brigar. Caso haja algum problema, a intervenção será feita de forma adequada, com posterior encaminhamento ao Ministério Público e ao Judiciário”, afirmou.
A corporação reforçou ainda a recomendação para que os torcedores cheguem cedo aos estádios e utilizem transporte público. Como os jogos ocorrem em horário de pico, a PM alerta para a possibilidade de congestionamentos nas principais vias de acesso.
Uma diferença em relação a outros jogos é que, por ser torcida única, as sedes das organizadas mandantes poderão permanecer abertas nos dias de partida. Além disso, o entorno dos estádios terá bloqueios menos rigorosos do que em eventos com a presença das duas torcidas.