PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘O Brasil não quer ser tratado como moleque’, diz Lula sobre tarifaço dos EUA

Siga no

Cumprindo agenda em Contagem, nesta sexta-feira (29/9), Lula disse que "o Brasil não quer ser tratado como moleque" (Canal Gov/Divulgação)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a autorização de uso da Lei de Reciprocidade Econômico contra os Estados Unidos. Cumprindo agenda em Contagem, nesta sexta-feira (29/9), Lula disse que “o Brasil não quer ser tratado como moleque” pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

“O Brasil já tem maturidade suficiente para ser respeitado. Não é porque alguém é mais rico do que eu que pode falar grosso comigo não. Não pode. Eu aprendi com a mãe analfabeta: educação a gente não aprende na escola, a gente aprende no berço. Se você não for educado em casa, você dificilmente será uma pessoa educada. Então, nós estamos tentando negociar”, declarou o presidente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Temos muita gente à disposição negociar. Ontem eu ainda disse numa entrevista que quando quiserem negociar, o Lulinha a paz e amor estará de volta. Amém! Porque eu comecei a minha vida negociando. Eu a vida inteira negociei. Eu fazia greve de manhã e negociava de tarde, fazia de tarde e negociava no outro dia. Eu não tenho problema de negociar. O problema é quando você não tem interlocutor”, continuou.

O presidente disse, ainda, que a taxação dos Estados Unidos sobre o Brasil teve como fundamento uma mentira, já que Trump argumentou que taxaria os países que tinham déficit comercial com os Estados Unidos.

No ano passado, o Brasil exportou 40 bilhões para os Estados Unidos e eles exportaram 47 bilhões para nós. Significa que nós tivemos um déficit de 7 bilhões. Isso significa que eles tiveram um superávit de 7 bilhões. Porque eles exportaram 7 bilhões a mais. Em 15 anos, eles tiveram um superávit com a relação ao Brasil de 410 bilhões de dólares. Portanto, quem deveria estar taxando éramos nós e não eles”, declarou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A segunda coisa grave é que que eles resolveram se meter na nossa soberania e na soberania da nossa justiça. Eles querem que a gente pare o processo com o Bolsonaro que está na Suprema Corte. Ora, não somos nós que estamos processando o ex-presidente”, disse o presidente.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula e envia caso ao STF

Justiça suspende processo de cassação de Lucas Ganem na Câmara de BH

Bolsonaro tem picos de pressão alta durante a semana, diz boletim médico

Parlamentares da Federação Brasil da Esperança reforçam apoio a Marília Campos ao Senado

Edinho vai se reunir com Marília neste domingo (28) para tentar convencê-la de disputar o Governo de Minas

Sob pressão do PT para disputar o governo, Marília participa de evento com Jarbas e Gabriel

Últimas notícias

Cabo Verde empata com a Arábia Saudita e vai ao mata-mata da Copa do Mundo

Espanha vence, elimina Uruguai e se classifica em primeiro do Grupo H da Copa do Mundo

Lab-to-Lab Pardini leva inovação e debates sobre medicina diagnóstica ao CBAC 2026

Modelo brasileira está entre as vítimas dos terremotos na Venezuela

EUA bombardeiam Estreito de Ormuz, após Trump acusar Irã de violação de cessar-fogo

Vôlei: Brasil é superado pela Itália, seu 2º revés na Liga das Nações

Senegal goleia Iraque e fica vivo em disputa para o mata-mata da Copa

Com hat-trick de Dembelé, França vence a Noruega e garante classificação invicta na Copa do Mundo

América acerta rescisão com Val Soares e volante deixa o clube