Jorge Sampaoli inicia seu trabalho no Atlético não apenas focado na reta final da temporada de 2025. Com contrato assinado até 2027, o treinador argentino chega com o desafio de planejar também os próximos anos do Galo. Durante sua apresentação, no último sábado (6/9), o CSO do clube, Paulo Bracks, foi enfático ao afirmar que o trabalho de Sampaoli será de “curto, médio e longo prazo”. Ao longo da coletiva, o técnico também falou sobre seus planos com o elenco alvinegro.
Curto prazo
Logo de início, Sampaoli terá um clássico na próxima quinta-feira (11/9), contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil. O Galo, derrotado por 2 a 0 na partida de ida, precisa vencer por, no mínimo, dois gols de diferença para levar a disputa aos pênaltis. Na visão do novo treinador, as mudanças terão de ocorrer dentro e fora de campo.
“Para nós, é importante implementar a mudança de atitude. O grupo nos recebeu com muitas expectativas. Trabalhamos poucos dias, mas em tempo intenso. Tentaremos mudar essa dinâmica negativa do Atlético hoje. Existe uma expectativa para transformar rapidamente essa realidade, e esperamos que possamos fazer isso em pouco tempo.”
A recuperação da confiança também passará pela liderança de peças-chave, como Hulk. O camisa 7 nunca havia trabalhado com Sampaoli, mas o argentino aposta na experiência do atacante para ajudar na retomada da equipe.
“Trataremos de otimizar sua capacidade, desde a posição em que se sinta mais confortável até a função em campo. O objetivo é que os gols voltem a aparecer, pois são eles que nos darão a possibilidade de vencer jogos. Jogadores experientes como Hulk, que têm muita qualidade, oferecem hierarquia dentro de campo e ajudam os mais jovens, algo de que o time necessita.”
Médio prazo
Encerrada a atual temporada, será hora de pensar em 2026. A preparação envolverá chegadas e saídas no elenco, e Sampaoli, como de costume, participará desse processo ao lado da diretoria. Questionado sobre reforços, o treinador destacou que pretende trabalhar “dentro da realidade” do Atlético.
“Quando chegamos em 2020, boa parte dos jogadores foi escolhida por nós. Agora, teremos que nos adaptar às características dos atletas contratados neste último ano e avaliar, no futuro, quais deles podem se encaixar em nossas ideias. Consideramos, entretanto, que já temos jogadores capazes de competir nas três competições com uma proposta diferente de jogo. Contamos com atletas inteligentes, velozes e corajosos. Dentro desse contexto, analisaremos o que for necessário corrigir na próxima janela de transferências.”
Longo prazo
O futuro do Atlético também passa pelas promessas das categorias de base. Em sua primeira passagem, Sampaoli foi responsável por lançar jovens talentos, entre eles o atacante Savinho, hoje no Manchester City. Agora, com Gabriel Veneno despontando como principal nome da base, o treinador voltou a destacar a importância do trabalho de formação.
“Queremos resgatar o melhor do clube. Acreditamos que a promoção de jovens é fundamental e, se tivermos essa capacidade, certamente eles terão maiores oportunidades. Primeiro, precisamos conhecer bem cada atleta e escolher o momento certo para que esses jogadores, que têm muito talento, possam integrar o grupo. Confio muito na capacidade da base e, por isso, estaremos atentos.”
Veneno, considerado a principal joia da formação atleticana, já começou sua transição para o elenco profissional. Na última semana, o garoto de apenas 16 anos participou de treinos com o grupo principal, como parte do processo de integração.
Clique aqui e assista o vídeo na íntegra.