O zagueiro espanhol Yeray Álvarez, do Athletic Bilbao, foi suspenso por 10 meses após testar positivo para canrenona, substância presente em um medicamento que utilizava para tratar calvície e alopecia. O exame antidoping foi realizado em 1° de maio de 2025, após a partida contra o Manchester United, pela Liga Europa, e a punição impede o retorno do jogador aos gramados até abril de 2026.
Durante o período, ele também ficará proibido de treinar e frequentar as instalações do Athletic, realizando atividades separadamente.
O atleta estava afastado voluntariamente desde junho e afirmou que a ingestão da substância proibida ocorreu sem intenção de doping e vantagem esportiva. A canrenona é considerada ilegal porque é encontrada em alguns medicamentos diuréticos, que podem mascarar o uso de outras drogas ou esteroides anabolizantes durante exames antidoping.
Em 2016, Yeray já havia enfrentado uma longa recuperação após ser diagnosticado com câncer testicular, retornando aos campos apenas em 2018. A Uefa reconheceu que o jogador não buscava vantagem esportiva, mas reforçou que ele é responsável pelos medicamentos que consome e deveria ter verificado se a substância era permitida.
ℹ️ La UEFA resuelve que Yeray cometió un error y le impone una sanción de diez meses.
— Athletic Club (@AthleticClub) September 8, 2025
La sanción comienza a contar desde el pasado 2 de junio, ya que Yeray se acogió voluntariamente a la suspensión provisional, por lo que podrá volver a competir a partir del 2 de abril de 2026.