O cineasta Maurilio Martins, da produtora Filmes de Plástico, estreia na direção de um longa-metragem dedicado ao público infanto-juvenil com o filme O Último Episódio. A produção resgata o imaginário dos anos 1990 a partir de um enredo que envolve adolescentes da periferia de Contagem e a busca pelo capítulo final do desenho “Caverna do Dragão”.
Em entrevista à Rede 98, Martins explica que a escolha do tema para o filme vai além da nostalgia. “Alguns filmes, séries e desenhos são atemporais, e Caverna do Dragão é um deles. Vou ficar feliz se o filme puder tocar as novas gerações e fazê-las entender o impacto que esse desenho teve na vida de todos nós”, afirma.
A narrativa acompanha Eric (Matheus Sampaio), um garoto de 13 anos que, para impressionar a nova colega de escola, mente dizendo possuir o último episódio do famoso desenho animado. A partir daí, ele e os dois melhores amigos, Cassinho (Daniel Victor) e Cristiane (Tatiane Costa), embarcam em uma aventura que marca a passagem da infância para a adolescência.
“É um filme de amadurecimento, de transformação. O público vai reconhecer ali a chegada do amor, a tentativa do primeiro beijo, os sabores e dissabores típicos dessa fase da vida, mas retratados em um espaço raramente mostrado nesse gênero: a periferia”, observa Martins.
O diretor ressalta que sua ligação com a cidade de Contagem foi determinante. Morador do bairro Laguna, ele ambientou a trama exatamente no lugar onde cresceu.
“Essa história não aconteceu comigo, mas é o meu tempo. Vivi no Laguna em 1991, eu tinha 13 anos naquela época, eu estudei na Escola Estadual Jardim Laguna, passei por boa parte daquelas histórias. Eu me espalhei nos personagens. Para mim era uma tendência natural filmar ali. O filme O Ultimo Episódio, dirigido por Maurilio Martins, só podia ter acontecido ali”, explica.
Filme para todas as infâncias
Além de revisitar a década de 1990, O Último Episódio se ancora nas transformações culturais e tecnológicas do período. “Era uma época de videocassete, câmeras VHS, vinil, a chegada do CD e, pouco depois, do streaming. O mundo passava por grandes mudanças. Esse ambiente está todo no filme e ajuda a despertar a memória afetiva do público”, conta o diretor.
Com O Último Episódio, a Filmes de Plástico amplia a sua tradição de narrar histórias a partir da periferia, à exemplo de outro sucesso, Marte Um, que chegou a ser indicado para representar o Brasil no Oscar.
“Poucas vezes vimos garotos da periferia vivendo uma trama de amadurecimento, algo tão universal. Acredito que o público vai se enxergar nesses personagens. É um filme para todas as infâncias e todas as idades”. O longa estreia nos cinemas em 9 de outubro.
Ficha Técnica – O Último Episódio
Direção: Maurilio Martins
Roteiro: Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia
Produção: Maurilio Martins, Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira e Gabriel Martins
Produção Executiva: Thiago Macêdo Correia
Fotografia: Leonardo Feliciano
Montagem: Gabriel Martins, Marco Antônio Pereira e Yasmin Guimarães
Direção de Arte: Mariana Souto
Figurino: Caroleta Maurício
Caracterização: Marina Sandim
Música: John Ulhoa e Richard Neves
Animações: Wesley Rodrigues
Créditos Iniciais: Froiid
Som Direto: Gustavo Fioravante
Desenho de Som e Mixagem: Tiago Bello
Efeitos Visuais: Zenner Henriques
Direção de Produção: Luna Gomides
Produtora: Filmes de Plástico
Coprodução: Canal Brasil, Cine Film
Estúdio de Finalização: Quanta
Distribuição no Brasil: Malute e Embaúba Filmes
Ano e país de produção: Brasil, 2025
Duração: 112 min
Classificação indicativa: 12 anos